AM: Etapa estadual da CNE deverá reunir mais de 3 mil pessoas

Mais de 50 municípios do interior do Estado do Amazonas estăo em processo de realizaçăo da III Conferência Nacional do Esporte (CNE), cuja etapa estadual acontece em Manaus, nos dias 28 e 29 de abril, com a participação de mais de 3.000 pessoas no evento.

A CNE foi lançada em Manaus no dia 4 de fevereiro. A Etapa Estadual será presidida pela Secretaria de Estado da Juventude Desporto e Lazer (Sejel), que contará, também com a comissão organizadora e comissões auxiliares, tais como: mobilizadora, executiva e de sistematização.

Para o títular da Sejel, Julio Cesar Silva, “diferente dos anos anteriores não iremos realizar as etapas regionais, o que dificultava muito o deslocamento dos participantes do interior a um determinado pólo. Assim que se realizarmos as etapas em todas as cidades envolvidas, são eleitos os delegados que estarão participando da etapa estadual”.

O regulamento determina que sejam delegados os eleitos nas etapas municipais na proporção de 8/1, ou seja, oito reunidos para um delegado eleito.

Comparado com anos anteriores, a III Conferência Nacional do Esporte, através da comissão organizadora, ressalta a importância de se realizar o evento em todas as cidades do Estado, mobilizando a sociedade civil, pública e privada, inserindo no objetivo principal a discussão das metas e propostas, destacando o esporte como instrumento participativo do desenvolvimento do país.

O Brasil pretende ser a quinta potência econômica em 2016 e, figurar entre as dez maiores potências olímpicas do mundo. Essa participação está sendo direcionada desde o dia 05 de fevereiro de 2010 aos 61 municípios, que particularmente estão realizando as etapas sob a coordenação da Secretaria Estadual de Esportes (Sejel).

Fonte: Sejel