Reforma Agrária dos Acreanos

O Governo do Estado do Acre entregou quase 300 títulos de posse de terra para pequenos trabalhadores da Floresta.

Regularização fundiária

No início do Governo da Frente Popular sob o comando do Ex-Governador Jorge Viana, existia uma realidade comum às regiões da Amazônia e de outras partes do Brasil, que é a cruel concentração da terra nas mãos de poucas pessoas ou grupos econômicos. Grandes áreas de terras na maioria das vezes, usadas para especulação financeira. Na região do Gregório essa realidade começou a mudar com a distribuição da terra para quem nela deseja trabalhar e produzir.
Terra, asfalto, luz elétrica, escolas, postos de saúde, transporte, incentivos e o justo documento de posse para os chamados “pequenos”, são os ingredientes da Reforma Agrária dos Acreanos.
Aos que falavam e aos que acreditavam que PT e PC do B se ganhassem o governo um dia iriam maltratar os trabalhadores, restam o tempo e a certeza de que precisam rever suas teses.
Na última sexta feira aconteceu a solenidade oficial, promovida pelo Governo do Estado com a presença de entidades, lideranças do movimento e um grande número famílias que trabalham no campo.
Sob o comando do Vice – Governador Cesar Messias e com apoio de um grupo seleto de autoridades e representantes do povo, foram entregues 279 títulos de posse da terra para seus verdadeiros donos.
Deputados Estaduais Moisés Diniz e Edvaldo Magalhães, Deputada Federal Perpétua Almeida, vice Prefeita Marilete Vitorino, Vereadores Luis Meleiro, Manoel Monteiro e Ezi Aragão também estavam presentes.
Maira Inês, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tarauacá, foi a primeira a falar. Emocionada, Inês disse que foi muito difícil conquistar essa vitória para os trabalhadores, pois, as lideranças foram muito perseguidas por aqueles que só queriam a terra para enriquecer. Inês foi muito aplaudida pelos trabalhadores.
É a política de desenvolvimento sustentável implantada no Acre que já desponta como modelo para o restante do país.