Lula Morais destaca ações do PAC e anuncia sequência do programa

O deputado Lula Morais (PCdoB) ocupou a tribuna do plenário, na sessão desta terça-feira (30/05) da Assembleia Legislativa, para destacar os investimentos do Governo Federal com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), bem como anunciar o PAC 2, que “vai concluir as obras iniciadas e apresentar novos investimentos”.

De acordo com Lula, o PAC 2 dará seqüência ao primeiro. “O PAC possibilitou recuperarmos a nossa economia e o desenvolvimento social do País. O Brasil estava estagnado com a dívida violenta, o dólar estourado. O nosso Governo conseguiu dar um alento a toda a população brasileira”, disse.

O deputado comunista falou, ainda, que os investimentos do Programa vieram para ajudar o Brasil a reduzir o impacto da crise econômica que afetou o mundo. Conforme ele, o PAC ocasionou um fomento nas políticas sociais e fez com que os recursos chegassem às mãos dos trabalhadores das classes menos favorecidas.

O parlamentar informou que estão previstos para o Ceará, com o PAC 2, R$ 22 bilhões. Entre os outros investimentos, informou ele, “o Programa vai garantir recursos para que seja construída no Estado a segunda maior refinaria do País”.

Ainda falando das ações do PAC, Lula pontuou que a indústria naval brasileira se tornou a sexta maior do mundo; o financiamento de moradia popular foi reforçado, além do saneamento básico. Ele chamou a atenção para a importância econômica da Petrobras no País e anunciou a previsão de investimento de R$ 79 bilhões para a estatal este ano. “Estamos com as bases montadas”, garantiu.

Entre as outras ações do Programa, Lula citou que o PAC “recuperou a infraestrutura do País”, assim como a capacidade de investimento em aeroportos e portos. “E são esses recursos adicionais que estão possibilitando que o Metrofor seja concluído”, lembrou. Ele falou, também, do Eixão das Águas, projeto do Governo do Ceará. Conforme Lula, o Eixão é composto por cinco trechos e o Estado, com recursos do PAC, fez o eixo dois e três e, agora, estão em execução o eixo quatro e cinco até o Pecém.

Em aparte, o deputado Dedé Teixeira (PT) reiterou a importância do Programa. Ele contestou as críticas ao programa do Governo Federal e afirmou que o PAC vai se efetivar para os próximos governantes. O deputado tucano Osmar Baquit, por sua vez, lembrou que o desenvolvimento do Brasil se deve ao PSDB, que “dotou esse País do Plano Real com estabilidade e possibilitou, assim, uma abertura da economia”.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL