Luciana Santos apresentou projeto de reestruturação do Zoológico

A secretária de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado, Luciana Santos, apresentou ao público, nesta terça-feira (30), o projeto arquitetônico do Bioparque, que vai nortear a reestruturação física do Zoológico do Recife até 2014.

Luciana Santos

Com ingressos ao custo de R$ 1,00 por pessoa (50% de desconto), os visitantes também vão poder conferir os novos habitantes do Zoo: uma onça-preta adulta (espécie que a instituição só abrigou há 13 anos atrás) e um filhote de cervo sambar, ambos vindos do Zoológico de Salvador, a partir de parceria com o Parque Dois Irmãos.

Além da exibição de um vídeo sobre o projeto arquitetônico, durante a solenidade a secretária Luciana Santos também anunciou os novos animais de grande porte, como hipopótamo, zebras e elefante, que deverão chegar até junho, a partir de parceria com os zoológicos de Dallas (EUA) e Brasília.

A Recriar, empresa que venceu a licitação aberta no segundo semestre de 2009 pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma), é uma das poucas no Brasil especializadas em zoo design. Segundo seus responsáveis, o conceito do bioparque (“parque da vida”) baseia-se numa nova visão de zoológicos, que deixam de ser locais de aprisionamento de animais para se tornarem centros de conservação de espécies ameaçadas, lazer e educação ambiental.

O projeto arquitetônico,  visa, então, substituir os recintos tradiconais pelos chamados recintos de imersão e outros ambientes livres de concreto e ferragens, que proporcionarão maior bem-estar aos animais e mais resguardo do contato com o público. Ao final da solenidade, a gerente do Parque Dois Irmãos, Silvana Silva, e os responsáveis pela empresa Recriar estiveram à disposição da imprensa para entrevista coletiva.

Fonte: Site da Sectama