BA: Wagner acelera negociações para a chapa majoritária

Especulações em setores da imprensa baiana tentam antecipar ao debate político e revelar a composição da chapa majoritária em apoio à reeleição de Jaques Wagner (PT) ao Governo da Bahia. A notícia que circula em rádios, blogs e jornais aponta, em caráter taxativo, o nome de Otto Alencar para vice-governador. Conselheiro do Tribunal de Contas, Alencar, de acordo com o noticiário dos últimos dias, irá se afastar do cargo e ao que tudo indica, para integrar a chapa majoritária como vice-governador.

O partido que irá abrigá-lo seria o PP, já que foi convidado pelo presidente estadual do partido, Mario Negromonte. O ato de filiação, inclusive, está previsto para essa quarta-feira (31/3).

Na hipótese de Alencar compor a chapa enquanto candidato à vice-governadoria, as duas vagas ao Senado caberiam a César Borges (PR), em constante diálogo com Wagner, e a Lídice (PSB) que já circula nos meios políticos como pré-candidata ao Senado.

A composição da chapa majoritária indica a busca de uma vitória de Jaques Wagner em primeiro turno. A presença de Lídice como postulante ao Senado atende à demanda das forças de esquerda que, na última reunião do Conselho Político com a presença dos partidos da base aliada de Wagner, apontaram a necessidade de um nome mais à esquerda entre as candidaturas ao Senado. Já o nome de Borges, por sua vez, supostamente agregaria força política. Nesta mesma reunião, os partidos reforçaram a posição do governador à frente das negociações políticas. Junto com toda a movimentação para ampliar as forças políticas em apoio à pré-candidatura de Wagner, está com prioridade o objetivo de agregar mais tempo de televisão para a campanha.

Embora muitos já considerem como fechada a chapa majoritária, de fato, ela não foi anunciada e principalmente, os próprios partidos da frente aliada ainda não foram consultados.

Geddel e Souto

Na oposição, as especulações dão conta da confirmação do ex-governador Nilo Coelho (PSDB) para vice-governador na chapa de Paulo Souto (DEM). Para o Senado, os nomes mais cogitados continuam sendo o do deputado federal José Carlos Aleluia (DEM); o senador ACM Júnior (DEM); o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM); e o ex-prefeito de Salvador, Antonio Imbassahy (PSDB).

Na composição da chapa de Geddel Vieira Lima (PMDB), desponta o nome do empresário João Carlos Cavalcanti enquanto candidato a vice. As duas vagas para o Senado podem ficar com o vice-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito (PMDB), e com o presidente estadual do PSC, Eliel Santana.

De Salvador,
Camila Jasmin