Sem categoria

O décimo quarto dalai-lama

Lhamo Dondrup, nome original de 14º dalai-lama, nasceu na Província Qinghai em maio de 1935. Em fevereiro de 1940, o governo central baixou um decreto seguinte: “Lhamo Dondrup será empossado como o 14º dalai-lama sem as formalidades de confirmação”, enquando Lhamo tinha 5 anos.

Essas formalidades se referiam a tirar a sorte na urna dourada, uma das cerimônias religiosas tradicionais para sortear entre vários candidatos, escolhidos de acordo com a vontade do 13º dalai-lama. Em outubro de 1950, O 14º dalai-lama foi entronizado quando tinha 16 anos.

Em 1951, declarou seu apoio ao Acordo de 17 Artigos, referente a “sob a direção do Presidente Mao Tsé Tung e do Governo Popular Central, ajudar a entrada do Exército Popular de Libertação no Tibete, consolidar a defesa nacional, expulsar as forças imperialistas do Tibete e salguargar a unificação da soberania territorial da Pátria”.

Em 1954, o dalai-lama participou da Primeira Assembleia Popular Nacional e foi eleito Vice-Presidente. Em março de 1959, com fracasso da rebelião armada objetivando a separação do Tibete, dalai-lama fugiu para a Índia.

Mesmo assim, o governo central aguardava a volta dele, conservando o cargo de Vice-Presidente da Assembleia Popular Nacional até 1964.

Sem apoio financeiro de forças hostis a China, o dalai-lama não consegue sustentar-se nem um dia.

Em 2009, o Congresso americano ratificou para o grupo do dalai-lama um pacote que totaliza US$ 16,75 milhões, 25% mais que 2008.