Sem categoria

Breve História do Tibete

No ano 641, o Rei Songtsen Gampo, que tinha unificado as tribos no Planalto Qinghai-Tibete e estabelecido a dinastia Tubo, se casou com a princesa Wencheng da Dinastia Tang. Assim começou a aliança política e familiar.

Em 1279, Kublai Khan da Dinastia Yuan unificou todo o território chinês. Desde então, o Tibete se tornou em região administrativa sob a jurisdição soberana efetiva das cortes imperiais Yuan, Ming e Qing. Em 1912, o governo central da República da China proclamou a reunificação nacional e estabeleceu a República de Cinco Etnias, a saber Han, Manchú, Mongol, Hui e Tibetana.

Em 1949, com a fundação da República Popular da China, o Tibete fez parte do território nacional. Segundo fatos históricos e a realidade dessa altura, o governo central decidiu adotar a orientação de libertar o Tibete de maneira pacífica.

Em 1951, os delegados do governo local do Tibete e do governo popular central assinaram o Acordo sobre os Métodos para a Libertação Pacífica do Tibete. Em 1959, se apaciguou a rebelião armada tibetana e iniciou a Reforma Democrática, demolindo o regime de servidão feudal.

Em 1965, se estabeleceu oficialmente a Região Autônoma do Tibete.