Audiência discute demanda dos bairros Jóquei Clube/Henrique Jorge

Em meio aos Benjamins que emolduram a casa da escritora Rachel de Queiroz, uma audiência pública discutiu temas que visam facilitar e beneficiar a vida dos moradores da região (Henrique Jorge/Jóquei Clube). O debate ocorreu na última sexta-feira (26/03), e foi proposto pela vereadora Eliana Gomes (PCdoB). O nome do bairro Jóquei Clube, o parque Rachel de Queiroz e o tombamento da casa da escritora foram os assuntos do debate com a população.

Plenária Jóquei Clube

Um dos temas muito discutidos, que dividiu opiniões na plenária, foi o resgate do nome do bairro, popularmente conhecido como Jóquei Clube, que oficialmente foi denominado de Daniel de Queiroz (pai de Rachel de Queiroz), por meio de uma lei municipal de 1969. Alguns moradores acham que o nome Daniel de Queiroz é uma forma de homenagear e preservar a memória da cidade. “Já que o jóquei não existe mais, pois lá agora encontra-se a obra do Hospital da Mulher, resgatar o nome Daniel de Queiroz seria uma forma de homenagear a história do bairro”, disse o pesquisador e morador do bairro desde 1966, Leonardo Sampaio. Outros moradores falam dos transtornos de mudar o nome e destacam a importância que também teve o Jóquei Clube para a região.

No ano em que se comemora o centenário da escritora Rachel de Queiroz, a casa da romancista, tombada pela prefeitura em outubro de 2009, completa 83 anos. E o tombamento foi o primeiro passo para a preservação da casa, onde hoje moram três famílias. A audiência discutiu também a importância de desapropriar a casa e fazer dela um patrimônio de turismo e cultura da cidade de Fortaleza. “A desapropriação tem que ser feita logo, é um segundo passo. E tem que ser resolvido o destino dessas famílias que estão morando lá, nada pode ser feito no sentido de prejudicá-los”, ressalta a vereadora Eliana Gomes.

Parque Rachel de Queiroz

A secretária executiva da Regional III, Olinda Marques, apresentou na audiência o projeto de um dos trechos do Parque Rachel de Queiroz, a única área verde da região, que abrange 16 bairros da cidade e que beneficiará cerca de 500 mil pessoas. O parque será uma área de preservação permanente com espaços que levaram o nome das obras da escritora. Terá bosque de lazer para crianças e de passeio e caminhadas, campo de futebol de areia, quadra de vôlei etc. Segundo a secretária o parque será também uma área de turismo ecológico. “Todo o processo de realização desse parque foi fruto de um esforço coletivo, dos movimentos ambientais, dos moradores e da Câmara dos Vereadores, que através de uma emenda da vereadora Eliana Gomes garantiu o recurso de mais de sete milhões para a urbanização do parque”, ressalta Olinda.

A primeira etapa do projeto Parque Rachel de Queiroz já está concluída, que seria o mapeamento urbanístico da área. A expectativa da secretaria da Regional III é que ainda este ano a parte física do parque se inicie.

Estiveram presentes na audiência, que aconteceu na Casa dos Benjamins, o Diretor do Centro de Cidadania César Cals, representando a Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano (SEMAM), Edilene Sales, o Coordenador do Espaço Frei Tito Alencar, Leonardo Sampaio, o deputado estadual Lula Morais, representando a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT), BC Neto, o geógrafo José Maria Tavares e representando a SECULTFOR, Raimundo Marques. Além de moradores e representantes do movimento Pró Parque Rachel de Queiroz.

Encaminhamentos

A vereadora Eliana Gomes sugeriu que a coordenação do movimento Pró Parque Rachel de Queiroz ampliasse suas reivindicações incluindo nelas a continuação do processo de tombamento da casa da Rachel de Queiroz e se reunisse e discutisse com a população a questão do nome do bairro, fazendo um plebiscito. Após feito isso, o movimento irá definir um documento para que a prefeitura, Regional III, governo do Estado, SEMAM e Câmara Municipal possam viabilizar o que for possível.

Foi definido também que a prefeitura vai discutir com a SEMAM e a Regional III para dar o segundo passo no processo de tombamento da casa da escritora, fazendo a desapropriação e reforma da casa com urgência

Fonte: Assessoria de Imprensa da vereadora Eliana Gomes