Pontos de Cultura: Chico Lopes destaca realização da Teia 2010

Um momento histórico para as políticas públicas de cultura no Brasil e uma honra para o Ceará. Assim o deputado federal Chico Lopes (PCdoB) avalia a realização, em Fortaleza, da quarta edição da Teia, o encontro dos Pontos de Cultura participantes do programa Cultura Viva, do Governo Federal.

Até a próxima quarta-feira, 31 de março, representantes de 2.500 Pontos de Cultura de todos os estados brasileiros estarão reunidos na capital cearense, participando de debates, promovendo e assistindo a apresentações artísticas, trocando experiências sobre as iniciativas realizadas em cada Ponto e procurando caminhos para ampliar e melhorar as ações do programa Cultura.

"É com muita satisfação que parabenizamos o Ministério da Cultura por trazer a Fortaleza esse grande encontro de tanta gente, tantas linguagens e identidades culturais. Nossa cidade recebe de braços abertos os participantes da Teia 2010", afirma Chico Lopes, destacando também o apoio do Governo do Estado do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza para a realização do evento – que já passou por São Paulo, Belo Horizonte e Brasília – na capital cearense.

"Para o povo de Fortaleza, essa é uma grande oportunidade de entrar em contato com manifestações culturais e apresentações artísticas dos quatro cantos do Brasil. Expressões da verdadeira identidade da nossa gente, nem sempre reconhecida, porque nem sempre mostrada nos grandes veículos de comunicação", acrescenta Chico Lopes.

Ressaltando ainda a importância da realização do III Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, durante a Teia, o deputado Chico Lopes chama atenção para a importância da proposta de assegurar a manutenção dos Pontos de Cultura a partir de 2011, independentemente do resultado das eleições deste ano.

"Os Pontos de Cultura são uma experiência fantástica, que vem ajudando o Brasil a conhecer o Brasil, nossa gente a se reconhecer como protagonista da sua cultura e da sua arte. É um programa aplaudido inclusive por pesquisadores estrangeiros, independentes de qualquer discussão político-partidária", enfatiza Chico Lopes. "Em Fortaleza, temos exemplos claros disso, como o da Academia de Ciências e Artes do Pirambu, que antes era um bairro mostrado apenas no noticiário policial e hoje produz equipamentos para cinema e faz seus próprios filmes", menciona.

"Por reconhecer a importância de atividades como essa e por ajudar na sua ampliação, pela grande transformação social que promovem, os Pontos de Cultura devem continuar, como política de Estado", defende Chico Lopes, apoiando a ideia de um projeto de lei nesse sentido.

A Teia 2010 segue até quarta-feira, 31/3, no Centro Dragão do Mar e em diversos outros espaços de Fortaleza. A programação completa do evento pode ser acessada em www.teia2010.org.br.

Fonte: Ass. Imprensa – Dep. Fed. Chico Lopes – PCdoB-CE