Governo homologa concurso para mais de 2 mil cargos na Educação

O concurso público da área da Educação que prevê o preenchimento e a formação de cadastro de reserva para o cargo de professor, no total de 2.198 vagas, foi homologado pelo governador Carlos Henrique Gaguim, na noite deste domingo, 28, no Café Literário, ambiente do 6° Salão do Livro, diante da presença de diversos parlamentares e de toda a equipe do secretariado estadual.

Na ocasião, foi assinado o edital n° 007, que torna público o resultado final do concurso; e o decreto n° 4.013, que homologa o certame. Com a homologação, passa a contar o prazo de validade do concurso, que é de dois anos, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Em seu pronunciamento, o governador enumerou as maiores conquistas para a Educação nos seis meses da atual gestão: a realização e homologação do concurso, ampliação do Salão do Livro a custos menores e a concessão de dois reajustes para os professores, que colocam a categoria como a 4ª melhor remunerada do país, mesmo o Estado sendo o 24° em volume de arrecadação.

O governador Carlos Gaguim também destacou que a realização do concurso é uma entre as medidas adotadas pelo governo para prevenir uma situação de caos na administração pública, caso seja acatada a ADI – Ação Direta de Inconstitucionalidade, movida pelo PSDB, que pede a exoneração de todos os servidores comissionados.

Presente à solenidade, o presidente do Sintet – Sindicato dos Trabalhadores em Educação, José Roque Rodrigues Santiago, elogiou a homologação do certame. “É um ato importantíssimo no sentido de que possamos ter, cada vez mais, um quadro permanente na Educação, o que valoriza a categoria e dá mais condições para que possamos trabalhar com planejamento”, disse.

Concurso

As provas do concurso para professor da educação básica – para atuação em regência em sala de aula e constituição do cadastro de reserva – foram aplicadas em outubro de 2009, pela Cesgranrio. Foram oferecidas 2.198 vagas para as disciplinas de artes, biologia, educação física, física, filosofia, geografia, história, espanhol, inglês, matemática, português, química, sociologia, professor dos anos iniciais do ensino fundamental e instrutor de libras. (Flávio Herculano)