Braga consolida parceria com o PCdoB em evento com Renato Rabelo

“Vanessa, você está preparada para alçar um degrau a mais no Congresso Nacional”. Com esta frase, o governador do Amazonas Eduardo Braga (PMDB) encerrou seu pronunciamento na plenária de militantes do PCdoB-AM, realizada na manhã de sábado (27), no auditório da Assembléia Legislativa do Amazonas (ALE-AM). Mais de 500 militantes que lotaram o auditório tiveram, ainda, a oportunidade de acompanhar o presidente nacional do partido Renato Rabelo.

Governador do Amazonas recebe livro de Renato Rabelo junto a Eron e Vanessa Grazziotin - Jimmy Cristian
A plenária realizada pela direção estadual do PCdoB, em conjunto com a direção municipal de Manaus, teve a finalidade de deixar claro para a militância do partido e para a sociedade o projeto político-eleitoral do partido nesse ano.

As pré-candidaturas da deputada federal Vanessa Grazziotin ao senado, do deputado estadual e secretário de estado da produção rural Eron Bezerra à Câmara de Deputados e a apresentação dos pré-candidatos à Assembléia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) foram o ponto alto do evento.

Acompanhado do vice-governador Omar Aziz, Braga anunciou a entrega do cargo na próxima semana a fim de colocar-se “à disposição de novas caminhadas na vida política”.

Sua candidatura ao senado é dada como certa e há vários meses é o líder absoluto nas pesquisas. A líder do PCdoB na Câmara dos Deputados aparece em segundo, empatada tecnicamente com o líder da oposição no senado Arthur Virgílio Neto (PSDB), e tem a oportunidade de enterrar o sonho de reeleição do tucano.

A presença de Eduardo Braga na plenária de militantes comunistas consolida a possibilidade, trabalhada há alguns meses, de está lado-a-lado de Vanessa na corrida pelas duas vagas que estarão em disputa.

Renato Rabelo lança livro e fala da necessidade da continuação de projetos

Presente em Manaus para lançar seu livro “Idéias & Rumos”, o presidente nacional do PCdoB Renato Rabelo participou desde o início da plenária e conjecturou “a encruzilhada histórica” que vive o Brasil e alguns de seus estados, como o próprio Amazonas.

“Esse ano, temos o compromisso de garantir a continuidade dos avanços proporcionados ao país pelo governo Lula e ao Amazonas na gestão do governador Eduardo Braga. Essas gestões que, tanto contribuíram com a elevação da qualidade de vida do nosso povo, precisam do nosso apoio para ter continuidade. E para o benefício do próprio povo”, destacou.

O posicionamento do PCdoB na eleição de 2010 e a fundamentação dele também foram ressaltados por Renato. “Vivemos, nesse ano, uma encruzilhada histórica. Se deixarmos a direita voltar ao comando do país iremos viver um zigue-zague. Sem direção a ser apresentada a população. E como é característica do nosso partido não vacilar, firmamos o apoio à pré-candidatura da ministra Dilma Roussef para presidir o Brasil e defendemos o prosseguimento dos trabalhos de Braga aqui no Amazonas”, afirmou.

“Não apoiamos qualquer candidatura. Somos um partido que damos rumos a esse país. Temos um programa a ser defendido para a sociedade. E é exatamente por essa razão que apoiamos Dilma. A afinidade do que defendemos com o programa de governo a ser defendido por Dilma está em construção há oito meses”, disse.

Programa político-eleitoral do PCdoB-AM

A pauta tratada no encontro do partido que há dois dias comemorou 88 anos, foi a pré-definição das candidaturas para a eleição desse ano. “Queremos contribuir com a inédita construção de uma bancada de senadores do PCdoB, hoje composta apenas pelo camarada Ignácio Arruda, com a ampliação da nossa bancada de deputados federais e com o aumento de nossa influência no parlamento estadual”, disse a presidente do PCdoB-AM Vanessa Grazziotin.

O experiente Eron Bezerra, que contabiliza cinco mandatos consecutivos na ALE-AM, é o nome do partido para manter o assento na Câmara federal. Nas pesquisas, se destaca sendo o quinto na ordem de preferência dos eleitores. De um total de oito vagas em concorrência.

Um time de mais de 40 membros assume a responsabilidade de ampliar a participação do partido na ALE-AM. Atualmente o PCdoB-AM tem duas vagas na Casa. Uma ocupada por José Lobo, que sairá nos próximos dias para Eron terminar seu mandato, e outra de Wilson Lisboa.

De Manaus,
Anderson Bahia