PCdoB/CE debate formação e programa cursos para 2010

Neste sábado (27), a Escola Estadual de Formação do PCdoB do Ceará realizou encontro com os professores e as frentes de atuação partidária, na sede do Comitê Estadual. Na ordem da discussão estava a apresentação do novo formato do Curso Nível I e também metas e calendário para 2010.

Encontro formação Ceará

O encontro teve início com uma atualização política feita por Carlos Augusto Diógenes Pinheiro (Patinhas), presidente estadual do PCdoB, que discorreu sobre a conjuntura vivida pelo Brasil, destacou a importância da preparação para a batalha eleitoral. De acordo com Patinhas, ao aprovar o Novo Programa Socialista em 2009, o PCdoB coroa um esforço maior de compreensão da realidade brasileira, “a nossa militância precisa compreender e se atualizar dessa dinâmica social e por isso o trabalho da formação é tão importante,” enfatizou.

Patinhas comparou os últimos Programas do Partido, reafirmou a importância da tática e estratégia dos comunistas e indentificou questões imprescindíveis para a transformação social. “ As reformas estruturantes são necessárias para o avanço do país e dentro desse contexto precisamos acumular forças com rupturas na busca de uma nova forma de governo,” afirmou.

O PCdoB no contexto eleitoral

Segundo Patinhas, 2010 será um ano empolgante para o Brasil e a direita se prepara munição para atacar os setores de esquerda e progressista. Aliado a isso ele destaca a importância dos movimentos sociais no embate eleitoral que também será decisivo para um desfecho positivo em outubro, “A proposta de encontro dos movimentos sociais foi uma ideia do nosso Partido porque compreendemos a força de atuação das diversas frentes no campo socia. Sabemos que a decisão final é do povo, não temos a ilusão de que o parlamento resolve tudo. É preciso participação popular,” frisou o dirigente comunista.

Patinhas ressaltou a resolução da última reunião da Comissão Política Estadual que indicou o advogado Hélio Leitão para representar o partido na composição da chapa majoritária encabeçada pelo atual governador Cid Gomes e conclama a unidade dos setores democráticos e progressistas para o avanço do estado. “Queremos costurar uma aliança progressista, mas também nos apresentamos, buscamos autonomia dentro dessa batalha que será um grande desafio para nós, mostramos assim que o Brasil precisa do PCdoB para transformar a sociedade,” afirmou.

Formação partidária é um desafio para o PCdoB

O secretário estadual de Formação, Joan Edessom apresentou a situação da Escola de Formação dentro de um novo formato compreendido pela fusão da Escola de Formação do PCdoB, Fundação Maurício Grabois e Secretaria de Formação, com destaque a Escola “que é o centro do trabalho de formação partidária e que precisa trabalhar conjuntamente com as frentes prioritárias (Mulheres, Movimentos Sociais, Movimento Comunitário, Juventude e Sindical),” definiu.

Joan apontou alguns desafios que constam no Planejamento da Comissão de Formação do Ceará desde a infraestrutura sendo inerente ao funcionamento regular e controle das atividades de formação, como também o acompanhamento e continuidade para sair da prática espontânea na realização dos cursos da Escola. “ É necessário oferecer aos nossos alunos um “cardápio” de cursos para tornar contínua a vida da formação,” defendeu.

Ainda para Joan é preciso vencer dificuldades com relação à certa incompreensão do papel da Escola que ainda permeia as direções e as bases orgânicas do Partido, “Precisamos tratar essas questões com os dirigentes partidários para que a formação traga bons resultados para o Partido, a participação nos cursos tem que ser uma orientação partidária, um dever do militante, para que desempenhe a prática política baseada na teoria” enfatizou.

Desafios para a Formação em 2010

Compreendendo o momento de ano eleitoral, a Comissão de Formação busca manter a rotina de cursos oferecidos pela Escola, que desde 2003 vem alimentando a formação do partido vinculado ao Currículo da Escola Nacional. Deste modo propõe a superação de algumas dificuldades para aperfeiçoar os objetivos da formação, como a implementação de um histórico escolar, melhor conhecimento do perfil dos alunos e elaboração com um diálogo permanente e conjunto com as frentes de atuação do PCdoB. “A nossa experiência mostra o acúmulo adquirido pela nossa escola. Contamos com um quadro razoável de 22 professores e que estão disponíveis para cumprir o trabalho de formação nos municípios em que o partido está organizado. Vamos caminhar para um melhor trabalho junto à organização do Partido e consolidar a formação com o Departamento de Quadros do PCdoB,” informa o secretário Joan.

A Comissão de Formação estabeleceu para o primeiro semestre um calendário de atividades da Escola incluindo um Curso de Nível II Regional, em conjunto com os estados que compõem a Escola Nordeste II (Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Maranhão) nas datas de 08 à 13 de maio. Também serão realizados, entre maio e junho, seis edições do Curso de Nível I nos municípios de Fortaleza, Iguatu, Crateús, Sobral, Maracanaú e Juazeiro do Norte. Com essa proposta a Escola pretende cumprir a meta de 100 Quadros formados no Nível I e também alcançar objetivo de 250 Quadros no Curso Básico de Vídeo.

De Fortaleza,
Ívina Carla