Inauguração do Gasene impulsiona desenvolvimento no Sul da Bahia

O presidente Lula e o governador Jaques Wagner desembarcaram em Itabuna, nesta sexta-feira (26/3), para inauguração do Gasoduto de Integração Sudeste-Nordeste – Gasene, implantado pela Petrobras. Com o ato simbólico de abertura das válvulas, Itabuna torna-se a primeira central de distribuição, implantada pela Bahiagás, responsável pela comercialização do gás natural no sul da Bahia, fortalecendo o projeto estratégico de interiorização do combustível no estado.

“A medida representa um marco histórico para a região do cacau com a chegada do gás natural, que é um combustível mais nobre, limpo e economicamente mais viável. E é também um novo marco de desenvolvimento, porque, com uma fonte energética desse porte, você pode atrair novos investimentos para a região”, destacou o presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães. De fato, as indústrias serão beneficiadas com a redução de custos e o ganho em competitividade; assim como o comércio e as residências, que contarão com um combustível mais barato; e os taxistas e usuários de veículos, a partir do uso do Gás Natural Veicular – GNV.

A Bahiagás, inclusive, irá subsidiar a conversão dos carros de álcool e gasolina para o GNV. “Vamos arcar com R$ 450 em cada kit de conversão para os primeiros mil veículos.”, garantiu Davidson, adiantando que está em negociação com a Secretaria da Fazenda sobre a possibilidade de retirada do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre os kits, que poderá reduzir o custo em até 2/3 do valor atual. “Portanto, é um grande incentivo à conversão, que beneficiará o meio ambiente e a economia regional”, pontuou o presidente da Companhia de Gás do Estado.

Desenvolvimento para todo o Nordeste

Maior gasoduto em extensão construído no Brasil nos últimos dez anos, o Gasene percorre um traçado do Rio de Janeiro a Bahia, integrando as malhas de transporte do gás natural das regiões Sudeste e Nordeste. A obra, orçada em R$ 7,2 bilhões, gerou 47 mil empregos diretos e indiretos, segundo afirmou o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, durante o ato de inauguração em Itabuna.

O município é um dos oito pontos de entrega do Gasene, que também terá bases no Espírito Santo e no Rio. Na Bahia, a parceria com a Bahiagás garante ainda as bases de Mucuri e Eunápolis, impulsionando o desenvolvimento local com a chegada do gás natural, segundo destacou o próprio presidente Lula: “Só estamos dando, ao Nordeste, as mesmas possibilidades de se desenvolver que Sul e o Sudeste já tiveram”.

O discurso foi endossado pela ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, lembrando que a obra foi financiada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento. “O PAC não é ficção e o Gasene, hoje, prova isso. É uma obra absolutamente necessária para o país e para o sul da Bahia”, pontuou.

Além do fornecimento do gás natural, diversificando a matriz energética da Bahia, a região também contará com o reforço do Complexo Multimodal de Transporte, composto pelo Porto Sul, a Ferrovia Oeste-Leste e um aeroporto internacional. A comitiva presidencial, inclusive, seguiu de Itabuna para Ilhéus, para a cerimônia de assinatura do edital de licitação para escolha das empresas que farão os 14 lotes de construção da Ferrovia Oeste-Leste, que sai de Tocantins e percorre 32 municípios baianos, cruzando o estado de ponta a ponta.

De Salvador,
Camila Jasmin, com agências