Sem categoria

Comissão Política debate quadro nacional focando as eleições

A Comissão Política Nacional do Partido Comunista do Brasil reuniu-se nesta sexta-feira, 26, em São Paulo num ambiente de júbilo pela passagem de mais um aniversário da agremiação. Em todo o Brasil realizaram-se atos políticos comemorativos dos 88 anos do PCdoB e outros estão programados para este final de semana.

O órgão dirigente nacional passou em revista o quadro político internacional e nacional, atualizou o controle sobre a formatação do projeto eleitoral de 2010, examinou tarefas da construção partidária e aprovou importantes moções de solidariedade a Cuba e em apoio à luta pela paz e o desarmamento nuclear.

No informe de abertura, o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, referiu-se à aprovação do plano de Saúde do presidente norte-americano Barak Obama como um acontecimento importante e ao mesmo tempo chamou a atenção para a manutenção dos traços essenciais da política externa do imperialismo estadunidense.

Sobre a crise do capitalismo, advertiu que esta continua em curso, do que é grave expressão a deterioração da situação econômica na Grécia, Espanha e Portugal entre outros países da União Européia. Renato Rabelo reiterou a posição dos comunistas brasileiros em apoio à causa palestina e condenou em termos veementes o extremismo de direita e o expansionismo agressivo dos sionistas israelenses.

Sobre o quadro eleitoral nacional, o presidente do PCdoB afirmou que a oposição conservadora está sem bandeiras, por isso recorre ao denuncismo vazio, orquestra furiosa campanha contra a política externa – área em que são marcantes os êxitos do governo do presidente Lula –, bate na tecla surrada da ineficiência do PAC e do crescimento dos gastos públicos. O presidente da legenda comunista considerou positivo o anúncio de que em breve será lançado o PAC-2 centrado na questão social.

Ele destacou o crescimento da pré-campanha da ministra Dilma Rousseff à presidência da República que terá no ato de apoio do PCdoB em 8 de abril um momento marcante. Renato Rabelo reiterou a importância estratégica da vitória eleitoral da coalizão progressista que apoia Dilma e da obtenção de um êxito eleitoral do PCdoB, com a eleição de senadores, mais de 20 deputados federais e entre 30 e 40 deputados estaduais.

A Comissão Política examinou aspectos relacionados à construção partidária, a partir dos dois últimos ativos realizados de áreas do trabalho nacional – de Organização e de Comunicação. E adotou medidas importantes para incrementar a vida militante, desenvolver a luta de ideias e difundir em massa o Programa do partido aprovado no 12° Congresso, em novembro último.

Da redação

Leia também: Comunistas usam criatividade para celebrar aniversário pelo país