Inácio Arruda anuncia evento cultural nacional em Fortaleza

O Senador Inácio Arruda informou que de 25 a 31 de março se realizará em Fortaleza, Ceará, o projeto Teia Digital 2010, que chega a sua quarta edição. O evento traz apresentações culturais populares de todo o país e será composto por uma série de manifestações culturais de diversas regiões e de várias linguagens, revelando a multiplicidade da cultura brasileira.

– A teia traz a ideia de ligação entre milhares de centros de cultura no Brasil. São pequenas atividades em larga quantidade que mostram a ótima qualidade da atividade cultural brasileira – ressaltou o senador.

Arruda destacou que o encontro será aberto com a coroação das rainhas dos 14 maracatus cearenses, sob o batuque dos tambores "desse evento especialíssimo".

– É o Brasil buscando transformar a atividade cultural não em normatividade de meia dúzia de premiados com obras inacessíveis à maioria do povo nem em grandes eventos cinematográficos a que a população tem acesso limitado. A teia trabalha com a maioria esmagadora da população, milhões de brasileiros que cantam, dançam e mantém viva a atividade cultural dos nossos estados – disse o senador.

Inácio Arruda ressaltou que a Teia Digital é uma promoção do Ministério da Cultura em associação com secretarias estaduais e municipais de cultura e, sobretudo, com os movimentos sociais e organizações não-governamentais (ONGs). O evento conta também com a parceria do governo do Ceará e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Na ocasião da Teia Digital também será realizado o Fórum Nacional de Pontos de Cultura, com seminários, painéis, debates, exposições e apresentações artísticas, para consolidar a teia como um espaço político e cultural das instituições conveniadas e discutir a gestão compartilhada do Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania – Cultura Viva, segundo o Ministério da Cultura.

Fonte: Assessoria de imprensa do Senador Inácio Arruda