Dia Municipal do Maracatu é comemorado com cortejos pela Cidade

Grupos de Maracatu se encontrarão na Igreja do Rosário

Abram alas para reis e rainhas, balaieiros, índios, calunga, preta e preto velhos, negro do incenso, orixás e a batida dolente do Maracatu Cearense. Amanhã (25 de março), a Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) e em parceria com a Associação Cultural das Entidades Carnavalescas do Ceará, comemora o Dia do Maracatu, manifestação típica da cultura e da miscigenação cearense, levando ao Centro da Cidade um cortejo de 10 maracatus e dois afoxés – que saem reverenciando essa manifestação cultural.

Os grupos se concentrarão, a partir das 16h, nas Praças dos Correios, do Ferreira e ao lado da Caixa Econômica Federal. De lá, todos partem para a Igreja do Rosário (Praça dos Leões), onde se encontram, às 17h, para um ato ecumênico exaltando a cultura e a religiosidade afrobrasileiras. O ato será celebrado pelo Pai de santo Wagner de Oxum, por um padre da Paróquia do Rosário (Praça dos Leões) e pela Mãe Taquinha de Oyá. O evento também contará com coroação de rainhas do maracatu.

O Dia do Maracatu foi criado oficialmente através da lei municipal 5.827/1984, por ser esta a data da libertação dos escravos no Ceará (25 de março de 1884), primeiro Estado brasileiro a abolir a escravatura, ainda quatro anos da promulgação da Lei Áurea, em 13 de março de 1888; razão pela qual o escritor José do Patrocínio, então figura emblemática do movimento abolicionista e republicano no Rio de Janeiro, teria batizado o Ceará como Terra da Luz.

Não à toa, a Igreja do Rosário foi escolhida pelos grupos de maracatus por ser o lugar que, junto com a Igreja de São Benedito, abrigou, na época do Brasil Colônia, as coroações dos Reis de Congo que os escravos faziam para reverenciar seus antepassados. Outra motivação é que a Igreja do Rosário foi construída por escravos que aos sábados e domingos tinham a permissão de seus senhores para trabalhar nas obras do templo católico.

A cultura africana marcou de forma vigorosa muitas manifestações culturais locais e o próprio povo cearense. A data serve, portanto, para celebrar, valorizar e divulgar o Maracatu Cearense em Fortaleza, exaltando-o como a autêntica brincadeira de rua local.

No conjunto de ações de promoção da igualdade racial da Prefeitura, a data serve para relembrar ao cearense que a Terra da Luz também é negra, movimento que vem sendo capitaneado no âmbito municipal pela Secretaria de Direitos Humanos, através da Coordenadoria de Políticas da Promoção da Igualdade Racial (Coppir).

Na cadência do Maracatu

O Maracatu, hoje a mais bela e autêntica manifestação do Carnaval fortalezense e da cultura local, originou-se de uma homenagem aos Reis do Congo na África. Os africanos trazidos para o Brasil e seus descendentes associavam Nossa Senhora do Rosário ao Ifá, entidade que prevê o futuro e que traz um colar de rosas (rosário) no pescoço.

Dança dramática cadenciada por um ritmo dolente, uma batida lúgubre de chocalhos, surdos e triângulos, o Maracatu Cearense traduz o sofrimento das nações negras que aqui viveram.

Nos anais dos desfiles de Maracatu de Fortaleza encontramos registros de desfiles ocorridos no período natalino, nas festividades de N.S do Rosário e de Corpus Christi. Somente em 1937, o Maracatu desfila pela primeira vez no Carnaval de Rua de Fortaleza, assumindo a formação de bloco carnavalesco.

Musicalmente, a tradição trouxe outros elementos como os batuques do Congo e a organização do cortejo em alas, representando índios, baianas, balaieiros (aquele que representa a fertilidade da terra ao levar o cesto com oferendas para os reis), calunga, preta e preto velhos, baliza, negro do incenso, porta estandarte, Rainha negra e sua corte.

Programação (Concentração e saída em cortejo a partir das 16h)

Praça dos Correios

Rei Zumbi
Nação Iracema
Kizomba
Vozes da África

Praça do Ferreira

Nação Fortaleza
Maracatu Solar
Nação Baobab
Afoxé Filhos de Oyá
Afoxé Oxum Odolá

Calçadão C. Rolim – ao lado da Caixa Econômica Federal

Rei de Paus
Az de Ouro
Axé de Oxossi

Serviço

DIA 25 – Dia do Maracatu

16h – Concentração (e saída em cortejo) de vários grupos nas Praças dos Correios, do Ferreira e ao lado da Caixa Econômica do Calçadão C. Rolim.
17h – Encontro dos maracatus e dos afoxés na Igreja do Rosário (Praça dos Leões).
18h – Ato ecumênico.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secultfor