Conferência municipal discute futebol como patrimônio brasileiro

A I Conferência Municipal dos Esportes aconteceu na quarta-feira, 24, das 8h às 13h, no auditório do IFPI (antigo Cefet).

O objetivo foi discutir sobre as políticas públicas para o esporte e sobre o Plano Decenal do Esporte, entre outros temas. “Tratamos sobre investimento e que o futebol seja declarado patrimônio brasileiro”, diz Teleno Bartolomeu, diretor da Famepi.

“Na conferência foram eleitos os delegados para a Conferência Estadual que acontecerá dias 30 e 31 de março em Teresina, no auditório do Tribunal de Contas do Estado”, diz Danilo Moraes, membro da comissão organizadora da Conferência Municipal.

Em todo o país estão sendo realizadas conferências para definição de políticas públicas que vão nortear o Plano Decenal do Esporte e Lazer, ou seja, as principais ações nas duas áreas para os próximos 10 anos no país.

O objetivo é transformar o Brasil numa “potência do esporte”, através de projetos, incentivos e investimentos em diversas modalidades esportivas. Para isso serão discutidos 10 eixos temáticos: Sistema Nacional de Esporte e Lazer, Formação e Valorização Profissional, Esporte, Lazer e Educação, Esporte, Saúde e Qualidade de Vida, Ciência, Tecnologia e Inovação, Esporte de Alto Rendimento, Futebol, Financiamento do Esporte, Infraestrutura Esportiva e Esporte e Economia.

A III Conferência Nacional que acontecerá em Brasília de 3 a 6 de junho próximo, tem como tema “ Por um time chamado Brasil”.

Fonte: Famepi