Câmara realiza Sessão Solene e homenageia militantes do PCdoB

Para homenagear o partido mais antigo da história do país, o PCdoB, a Câmara Municipal de Fortaleza vai realizar, nesta quinta-feira, 25 de março, às 19h, no auditório Vereador Ademar Arruda, uma sessão solene em alusão aos 88 anos do Partido Comunista do Brasil. A solenidade foi requerida pela vereadora Eliana Gomes (PCdoB).

pcdob 88 anos

O Partido Comunista do Brasil, em sua trajetória política e histórica de mais de oito décadas, se entrelaça à história do país e do povo brasileiro na construção de uma sociedade livre, justa e democrática. “Construído por mulheres e homens do povo, o partido passou mais da metade de sua existência atuando na clandestinidade, enfrentado perseguições, prisões e torturas”, observa a vereadora. Ela acrescentou que, como partido mais antigo do país, o PCdoB chega ao século XXI, reafirmando seus princípios de classe, de luta e revolução, traduzidos no sonho da aurora socialista.

Na ocasião oito amigos e antigos militantes do partido também serão homenageados, entre eles:

1. Jose Rubens Sales Bastos (Rubão) – Fez parte do quadro histórico revolucionário com larga atuação na resistência à Ditadura. Filiou-se ao Partido Comunista do Brasil há 48 anos, quando participava do movimento dos trabalhadores da Marinha Mercante. Atualmente é membro da Comissão Sindical do Comitê Estadual do PCdoB no Ceará.

2. José Augusto Lopes de Meneses – Encontrou o PCdoB na década de 1960 e novamente como funcionário da Petrobras em 1963. Em Belém, deu sequência a sua militância no Partido, confirmando sua postura revolucionária. Atualmente é assessor do Deputado Lula Morais e participa da Comissão de Movimentos Sociais do Comitê Municipal de Fortaleza.

3. Argentina Moreira de Meneses – Militante histórica firme e aguerrida, conheceu o PCdoB no período da clandestinidade, desempenhou consistente papel no apoio aos presos políticos detidos no Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), atuando na luta contra a Ditadura Militar. Participou da Fundação do Centro Popular da Mulher (CPM). Hoje, atua na União Brasileira de Mulheres (UBM).

4. Francisco Lopes da Silva (Chico Lopes) – Professor e respeitada liderança da categoria, filiado ao Partido desde 1968, foi responsável pela Tribuna Operária no Ceará. Exerceu três mandatos como vereador em Fortaleza, dois mandatos como deputado estadual e atualmente exerce o mandato de deputado federal.

5. Israel de Sales Bastos – Hoje aposentado, militante do PCdoB desde 1945, chegou a Fortaleza em 1971, atuando na clandestinidade. Atualmente está organizado na Base do PCdoB no bairro Pici e faz parte do Distrital Centro. É conhecido por recitar poemas e sempre levar consigo materiais do Partido para divulgar nas suas caminhadas por Fortaleza.

6. Nacir Pinheiro Barros – Servidora pública municipal aposentada organizou a luta dos moradores da comunidade da Penha, na Bela Vista, onde atua até hoje. Participou dos Congressos da Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza desde a sua fundação, atuava com os camaradas militantes do PCdoB e aderiu ao Partido em 1998.

7. Raimundo Guerreiro – Operário e destacada liderança comunista nos anos de resistência à Ditadura e difícil período da luta de classes nas fábricas. Exerceu a presidência do Sindicato dos Metalúrgicos de Fortaleza entre 1981 e 1983, onde sua combatividade ficou demonstrada na greve, resistindo durante 18 dias na empresa FAE, ao lado dos trabalhadores.

8. Rita Lisboa – Cordelista, dedicada e talentosa militante comunista. Conhecida como “Rita da Farmácia”, é filiada ao PCdoB desde 1982. Participou da fundação da Federação das Associações de Bairros e Favelas de Fortaleza e atualmente atua na Assessoria do Senador Inácio Arruda e milita na Organização de Base do Dias Macedo.

Serviço

Sessão Solene em homenagem aos 88 anos do PCdoB

Data: Quinta-feira 25 de março de 2010
Hora: a partir das 19h
Local: Auditório da Câmara Municipal de Fortaleza (Rua Thompson Bulcão, 830 – Luciano Cavalcante)

Fonte: Assessoria de Imprensa da vereadora Eliana Gomes