Lula Morais diz que Tasso desconhece projetos desenvolvimentistas

O líder do PCdoB na Assembleia Legislativa, deputado Lula Morais, disse, na sessão plenária desta quarta-feira (24/03), que o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) não conhece os grandes projetos desenvolvimentistas lançados pelos governos Federal e Estadual para o Ceará. O pronunciamento do comunista veio em resposta a declarações dadas pelo tucano no jornal Diário do Nordeste do último domingo (21/03).

Segundo Lula, Tasso afirmou que a pauta “desenvolvimento regional a longo prazo” está fora das prioridades do Palácio do Planalto há alguns anos, o que faz o Governo Lula restringir-se a políticas sociais como o Bolsa Família. “Causa-me certa estranheza ler isso, porque ele está lá no Senado justamente para discutir grandes projetos que estão, sim, em andamento. Eu pergunto: o senador conhece a Transnordestina?”, ironizou, referindo-se à rodovia que está em construção e deve reduzir o preço do frete de produtos comercializados no Ceará em até 90%.

Morais citou ainda a transposição das águas do rio São Francisco, a construção de quatro refinarias no Nordeste, siderúrgica cearense, ampliação da rede de ensino superior, construção de 15 Institutos de Formação Tecnológica (IFETs), recuperação de BRs e projetos habitacionais como o “Minha Casa, Minha Vida”.

O parlamentar rebateu também a crítica de Tasso Jereissati em relação ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O senador afirmou que “pelos dados que temos, o PAC não existe aqui. É uma ficção de publicidade”. Conforme Lula Morais, vários projetos/obras estão sendo tocados com recursos federais. Como exemplo, citou o terminal portuário do Pecém, construção dos trechos dois e três do Eixão das Águas, Ronda do Quarteirão e Metrofor. “Isso não significa instrumento de desenvolvimento para o Nordeste? O senador não recorda. Com certeza, deve lembrar do alemão, em 98, que lançou na TV uma refinaria que não aconteceu”, acrescentou.

Por fim, o comunista destacou o Bolsa Família, que, de acordo com ele, capacitou 16 mil jovens da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) na área de turismo e construção civil para retirá-los da dependência do Programa. “E isso está acontecendo em todo o País”, comentou, sendo contestado pelo líder do PSDB na Casa, deputado João Jaime: “você não pode confundir desenvolvimento regional com programa social. Desenvolvimento é um grande projeto para mudar o perfil socioeconômico de uma região. E não obras pontuais”.

Já o deputado Artur Bruno (PT) argumentou que, em parceria com o Governo Estadual, o Governo Lula tem entregado obras estruturantes em setores estratégicos como transportes, portos e estradas. “O Ceará vem sendo priorizado em todas as áreas. O próprio governador Cid Gomes reconhece isso. Agora, o Tasso deve ter duas motivações para falar isso: ou desconhecimento – que eu não acredito – ou má fé. Ele está com muita má fé ao dar essa entrevista”, avaliou.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL