Lula Morais destaca passagem do Dia Mundial da Água

O líder do PCdoB na Assembleia Legislativa, deputado Lula Morais, destacou, na sessão plenária desta terça-feira (23/03), a passagem do Dia Mundial da Água, comemorado ontem (22/03). A data foi definida em 1992, pela Organização das Nações Unidas (ONU), para colocar em pauta a ligação da preservação da água com a sobrevivência humana.

Lula lembrou que a água é um bem finito. Contudo, o consumo tem crescido por conta do aumento das populações em todo o Planeta. “De cada cem gotas, apenas três são de água doce. E, destas, temos acesso a apenas uma, porque as outras duas estão congeladas nos polos. É um problema que se transforma numa questão estratégica”, informou.

Ele alertou para ameaças internacionais feitas ao Brasil, considerado o maior detentor de água doce do mundo, com 14% do recurso. Por conta disso, o comunista pediu que o tema seja tratado de forma consciente e sensata. Atualmente, 13% da população não têm acesso a água potável e 39% não conta com ações de esgotamento sanitário, o que eleva os índices de mortalidade principalmente de crianças e mulheres.

Conforme o parlamentar, 3,7% das mortes em todo o mundo são causadas por água contaminada. “Estamos poluindo os mananciais, os instrumentos da natureza que podem fazer chegar água ao consumo humano”, acrescentou, comentando a situação do Ceará.

Na opinião do líder do PCdoB, o Estado tem sido privilegiado por boas políticas públicas de armazenamento de água para evitar problemas em épocas de escassez. Ele lamentou que, apesar disso, a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) concluiu que, de 1960 a 2010, o Estado perdeu 20% do seu nível pluviométrico. Isso faz com que, em algumas localidades, o ouso de carros-pipa continue. “Temos que evitar essa chaga. E o governador está fazendo um esforço grande”, pontuou.

Pré-Sal

Por fim, Lula Morais enalteceu uma campanha realizada hoje no Rio de Janeiro e Recife por entidades estudantis que defendem que 50% do Fundo Social do Pré-Sal sejam destacados para a educação. De acordo com ele, isso vai desenvolver o setor.

O líder do Governo na Casa, deputado Nelson Martins (PT), concordou com a tese. “O caminho mais rápido para que a gente possa aumentar os recursos para educação é exatamente esse”, reforçou o petista.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL