Adesivaço divulga Redução da Jornada de Trabalho em Fortaleza

Estudantes, trabalhadores, mulheres, jovens e diversos segmentos sociais estarão unidos hoje em Fortaleza em prol de uma grande causa: divulgar junto à população informações sobre a redução da jornada de trabalho.

Redução da Jornada de Trabalho

Os manifestantes irão realizar na tarde de hoje (24/03), um adesivaço num dos principais cruzamentos da capital cearense: entre as Avenidas da Universidade e 13 de Maio. Representantes das assessorias do Senador Inácio Arruda, Deputado Federal Chico Lopes, Deputado Estadual Lula Morais e Vereadora Eliana Gomes se juntarão a membros da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), União Brasileira de Mulheres (UBM), União da Juventude Socialista (UJS), União Nacional dos Estudantes (UNE) para divulgar a importância da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 231/95 de autoria do Senador Inácio Arruda.

Com o tema da campanha “Eu apoio a redução da jornada de trabalho”, os manifestantes irão distribuir adesivos e panfletos divulgando a PEC 231/96. O adesivaç começa a partir das 17h30.

Sobre a Redução da Jornada de Trabalho

Tramita no Congresso Nacional a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 231/95, que prevê a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem redução dos salários. De autoria do então deputado e hoje senador Inácio Arruda (PCdoB/CE), a PEC, uma demanda histórica dos trabalhadores e que unifica o movimento sindical brasileiro, prevê a geração de 2.5 milhões de empregos em todo o país.

A PEC já foi aprovada na Comissão Especial da Câmara dos Deputados no dia 30 de junho de 2009 e desde então aguarda votação em plenário.

A redução da jornada de trabalho já recebeu o apoio do presidente Lula e é defendida pelo conjunto dos trabalhadores e entidades civis organizadas. No entanto, vem sofrendo sistemático ataque de alguns setores da classe empresarial, que buscam pressionar os deputados federais e a sociedade a se posicionarem contra a proposta.

Por isso conclamamos homens e mulheres, jovens e adultos, trabalhadores e desempregados a se unirem na luta pela aprovação da Proposta de Redução da Jornada de Trabalho. O povo brasileiro não pode correr o risco de perder os muitos benefícios que a redução da jornada de trabalho pode proporcionar, entre eles, o combate ao desemprego e a informalidade; o avanço da produtividade; o crescimento da economia; a ampliação do tempo livre, que poderá ser dedicado à família, ao lazer, ao descanso e a elevação do nível de escolaridade e da educação da classe trabalhadora brasileira. Mais de 2,5 milhões de novos empregos podem ser criados com a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais

10 motivos para apoiar e aprovar a Redução da Jornada de Trabalho no Brasil

1 – A duração da jornada efetivamente trabalhada no Brasil é uma das maiores do mundo.

2 – O Brasil tem um contingente grande de desempregados – em torno de 3 milhões, apenas em sete regiões metropolitanas pesquisadas. A proposta de redução da jornada das atuais 44 para 40 horas semanais tem potencial para gerar mais de 2,5 milhões de postos de trabalho.

3 – A redução da jornada poderá ampliar a oferta de emprego no mercado formal e reduzir a informalidade;

4 – Além de extenso, o tempo de trabalho no Brasil vem sendo intensificado em função das diversas inovações implementadas pelas empresas como, por exemplo, a polivalência, a concorrência entre os grupos de trabalho, as metas de produção e a redução das pausas.

5 – O custo com salários no Brasil é muito baixo quando comparado com outros países. Assim, a redução da jornada de trabalho não traria prejuízos à competitividade das empresas brasileiras.

6 – A redução da jornada de trabalho também possibilitaria aos trabalhadores dedicar mais tempo para o convívio familiar, o estudo, o lazer e o descanso, melhorando a qualidade de vida deles.

7 – A redução da jornada de trabalho sem redução de salários contribuiria para a melhora da distribuição de renda no país, pois os trabalhadores poderiam se apropriar dos ganhos de produtividade.

8 – Num contexto de crescente demanda para que os trabalhadores se qualifiquem, a redução da jornada de trabalho liberaria mais horas para que o trabalhador tivesse melhores condições de se qualificar.

9 – A redução da jornada é uma iniciativa fundamental compreendida num novo projeto de desenvolvimento nacional, fundado na soberania e na valorização do trabalho.

10 – A combinação de todos estes fatores desencadeados pela redução da jornada de trabalho, sem redução de salários, provocaria a geração de um círculo virtuoso na economia, combinando: a ampliação do emprego; o aumento do consumo interno; a elevação dos níveis da produtividade do trabalho; a melhoria da competitividade do setor produtivo; a redução dos acidentes e doenças do trabalho; maior qualificação e nível de escolaridade do trabalhador; a elevação da arrecadação tributária;

Enfim, um maior crescimento econômico com melhoria na distribuição de renda.

Participe da campanha: “Eu apoio a redução da jornada de trabalho”
Acesse: www.inacio.com.br – www.twitter/jornada40horas
Entre na comunidade no Orkut: “Eu apoio a Redução da Jornada”
e-mail: [email protected]

De Fortaleza,
Carolina Campos com informações da Assessoria do Senador Inácio Arruda