Cid Ferreira Gomes – Copa 2014: Grande oportunidade

.

A escolha de Fortaleza como uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 representa a grande oportunidade do Ceará se mostrar para o mundo. A Copa é o maior evento esportivo do planeta e seremos o foco das atenções de milhões de pessoas que acompanharão os jogos pelos meios de comunicação ou que virão ao Brasil seguir a competição de perto. Além de um torneio que chama atenção pelo próprio evento esportivo, a Copa do Mundo tem agregada uma série de ações que estimulam o turismo e, consequentemente, resulta em geração de emprego e renda.

Para receber a Copa do Mundo, o Estado do Ceará está cumprindo, rigorosamente, os prazos determinados pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) e pelo Comitê Organizador Brasileiro. Nesse ponto, um dos maiores destaques é a reforma e a modernização do Estádio Castelão, quando todas as etapas foram executadas (apresentação de projeto, audiência pública e consulta pública) e, no último dia 17, foram apresentadas as propostas de três consórcios e uma empresa para a constituição de uma Parceria Público Privada, com a previsão do contrato ser assinado em abril para o início imediato das obras.

Quando comparamos com as demais cidades-sedes, podemos considerar que a reforma da principal arena do Ceará está em estágio bem mais avançado que as demais. Vale ressaltar que o Castelão será o único estádio do Nordeste que poderá sediar uma semifinal da Copa, já que terá capacidade para 66.700 espectadores e o mínimo exigido pela Fifa é de 60 mil espectadores.

Muitos outros projetos também começam a se consolidar como a construção das linhas oeste e leste do metrô de Fortaleza; a revitalização do Rio Maranguapinho e do Rio Cocó e ampliação da rede de saneamento básico; duplicação da CE-040 e da CE-025; o Cinturão Digital; a construção do Centro de Eventos do Ceará e do Acquario e ainda a ampliação da rede de hospitais públicos do Estado e aquisição de equipamentos de segurança. Ao todo, serão investidos R$ 9,4 bilhões, sendo que cerca de 70% dos recursos necessários para esses projetos já foram captados.

Além das obras físicas, a qualificação profissional de milhares de cearenses tem lugar de destaque. Até o fim deste ano, 125 escolas profissionalizantes de período integral serão entregues à população. Nelas, os alunos têm acesso ao currículo tradicional do Ensino Médio durante um período e no outro aprendem uma profissão de nível técnico que os tornarão aptos a ingressar no mercado de trabalho. Sediar um torneio do porte de uma Copa do Mundo exige desafios e é uma experiência grandiosa para qualquer cidade do mundo e o Governo trabalha para que esses resultados sejam colhidos por todos cearenses.

Cid Ferreira Gomes – Governador do Ceará

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do Portal Vermelho