Areia Branca alerta para o consumo consciente da Água

O Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, foi criado pela Organização das Nações Unidas – ONU, no ano de 1992. Neste ano, o tema norteador das comemorações é “Água Limpa para um Mundo Saudável”, que visa provocar a consciência planetária quanto à conservação de ecossistemas sadios e bem estar humano.

Desperdiçada e desprezada durante muito tempo, a água se torna, a cada dia, um produto caro e raro, cuja a escassez ameaça uma grande parcela da população potiguar, principalmente aqueles que moram em periferia e áreas rurais.

Atitudes em nosso dia a dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural serão tema de atividades educativas e recreativas realizadas pela Gerência Executiva de Gestão Ambiental do município de Areia Branca. A programação inclui visitas a algumas escolas de Ensino Fundamental I, onde será exibido o filme Super H20 e realizado um debate com os alunos. À noite acontecerá na Escola Estadual Desembargador Silvério Soares uma palestra aberta ao público sobre “A importância do Dia Mundial da Água”.

A razão da preocupação sobre o uso deste recurso parte do aumento de desafios em relação à qualidade da água do planeta, bem como a gestão correta desse recurso, já que apenas cerca de 0,008% do total da água no mundo é potável, e devido a pouca oferta e da crescente poluição pela ação predatória do homem, os nossos mananciais correm sérios riscos de não reverter o grave caso de poluição já existente e ainda crescente.

 

De Natal, Jana Sá