Luizianne Lins – 2014 já começou

.

Copa 2014

O conjunto de ações preparatórias para a Copa do Mundo de 2014 são também um conjunto de ações para o futuro da nossa cidade. São obras que deixarão um legado de longo prazo para Fortaleza em áreas onde se localizam problemas crônicos do Município.

Na área de meio ambiente, algumas ações já estão em andamento. Entre elas, a construção do Bioparque Passaré e o Programa de Requalificação Urbana com Inclusão Social (Preurbis), que vai promover a recuperação de corredores ecológicos nas bacias hidrográficas de Fortaleza, oferecendo uma melhor qualidade de vida às populações de baixa renda residentes em 16 áreas de risco às margens dos rios Cocó e Maranguapinho e da Vertente Marítima Oeste. Nos próximos meses, terão início as obras do Drenurb, projeto de ampliação da rede de drenagem, que vai resolver o problema dos alagamentos em áreas urbanizadas da cidade.

Em relação à mobilidade urbana, assinamos no início do ano uma matriz de responsabilidade junto ao Governo Federal assumindo o compromisso de execução das obras de requalificação e alargamento de importantes vias de acesso ao estádio Castelão. Os recursos para essas ações (mais de R$ 200 milhões) já foram captados e as obras começarão em 2011. Na área de segurança, iremos adquirir viaturas e equipamentos operacionais para fortalecer o trabalho da Guarda Municipal. Na área da saúde, iremos criar cerca de 380 novos leitos hospitalares públicos e 120 novos leitos de UTI, além de reaparelhar nossas emergências terciárias e ampliar a rede Samu de emergência, criando um novo polo regional do Samu Fortaleza.

As obras do estádio Presidente Vargas (PV) se encontram em ritmo acelerado e serão concluídas dentro de alguns meses. Patrimônio dos cearenses, o querido PV será devolvido à população plenamente restaurado e modernizado em suas instalações.

A área de turismo também está recebendo uma atenção especial dentro dos preparativos para a Copa. A requalificação da Praia de Iracema e o projeto Vila do Mar, que está revitalizando a orla Oeste de Fortaleza, estão em curso; e o concurso nacional de ideias para a reurbanização da avenida Beira Mar já foi realizado. A aprovação de Fortaleza no Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur) significou um aporte financeiro importante para essas obras e também a garantia de uma maior celeridade em sua execução.

A Copa do Mundo é, portanto, uma oportunidade histórica para Fortaleza, seja por funcionar como catalisadora de recursos seja pela natureza das intervenções, planejadas para resolver problemas crônicos da cidade. Para a Prefeitura, 2014 já começou.

Luizianne Lins é Prefeita de Fortaleza

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do Portal Vermelho