Carlos Gomes: Os mandatos pertencem aos partidos

Torna-se cada vez mais claro que os mandatos eletivos pertencem aos partidos políticos…e não poderia ser diferente…os partidos possuem uma estrutura organizacional mais consolidada e podem, assim, melhor atender aos anseios da sociedade.

No caso das coligações, as decisões administrativas devem bem discutidas e colocadas em prática por todos que participaram do processo…senão não há democracia…e a verdadeira justiça concreta, à moda Arraes, fica castrada.

E nessa análise é essencial que cada pessoa antes de entrar num determinado partido verifique se realmente se enquadra na sua ideologia, nas suas bases partidárias…evita-se, dessa maneira, a troca-troca de partidos e o não cumprimento de metas e obrigações…que precisam e devem fazer parte do dia-a-dia da política, em todos os quadrantes desse mundo.

O episódio da cassação, por exemplo, do governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda, pelo TRE-DF, na terça-feira, repercutiu no meio político e já sinaliza essa linha de pensamento…sinaliza porque a representação foi iniciativa do Ministério Público Eleitoral. Antes de ser preso, Arruda deixou o DEM, como se estivesse, internamente, negociando com o partido, para evitar a expulsão.

A interpretação era de que isso poderia se refletir nas eleições locais em que, até o momento, o que se apresenta é um cenário de indefinições provocado pela falta de unidade do PMDB…o PMDB que, no RN se comporta de maneira incoerente.

Esse julgamento e expulsão de Arruda vem ratificar exatamente que os mandatos pertencem aos partidos…e no caso do RN o Ministério Público Eleitoral, persistindo a teimosia do PMDB, pode pedir a impugnação de coligação proporcional entre o PMDB e partidos que tenham candidato a governador. Em relação a políticos que deixem de seguir orientação partidária, nada muda. A punição continua a depender da vontade do comando da legenda.

Isso já um recado a todos os políticos, prefeitos, vereadores, governadores, senadores, etc., que somente desejam utilizar a legenda, para, por conveniência, vencerem a eleição…e depois.

O mundo vem mudando e este já é um processo de avanço de uma sociedade que tanto errou, principalmente no Império Romano…continuou errando com o Império Americano, que está desabando.

O mundo precisa avançar dentro dos princípios da liberdade, igualdade e fraternidade…e a prática da verdadeira democracia será muito mais sólida, com o controle dos partidos sobre as administrações.

Isto é avanço!!!

por Carlos Gomes, de Tibau do Sul