17 policlínicas já em construção no interior do Ceará

Até o dia 31 deste mês aumenta de 12 para 17 o total de policlínicas regionais já em construção pelo Governo do Estado. Entre os dias 19 e 31 de março, o Governador do Estado, Cid Gomes, e o secretário da saúde, João Ananias, assinarão ordens de serviço de mais cinco policlínicas em Quixadá, Tianguá, Crateús, Iguatu e Itapipoca. Além das policlínicas, darão início também nos dias 20, 29 e 31 às obras de mais três Centros de Especialidades Odontólogicas em Crateús, Itapipoca e Brejo Santo.

As policlínicas e os CEOs são unidades regionais do Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde do Estado do Ceará. Do total de 39 obras do programa (21 policlínicas, 16 CEOs e 2 hospitais regionais), cinco CEOs foram concluídos em Ubajara, Juazeiro do Norte, Baturité, Acaraú e Russas e três estão em construção, 17 policlínicas e os dois hospitais regionais estão em ritmo acelerado. O Hospital Regional do Cariri, com 209 leitos, ficará pronto no meio deste ano. Em Sobral, o Hospital Regional Norte será o maior de todas as cidades do interior do Nordeste, com 269 leitos.

Com as novas unidades, o objetivo da Secretaria da Saúde do Estado é ampliar o acesso aos serviços especializados de saúde na própria região onde as pessoas moram, evitando transferências para a capital. Nas policlínicas de Quixadá, Tianguá e Crateús, classificadas de tipo dois, a população das microrregiões terá acesso a 13 especialidades, incluindo neurologia. “Tudo que estamos fazendo segue o planejamento de ampliar o acesso, com serviços de qualidade o mais próximo do lugar onde as pessoas moram, reduzindo filas e sofrimento dos pacientes e descongestionando a capital”, afirma o Secretário da Saúde do Estado, João Ananias.

Nas policlínicas regionais, além de recursos do Tesouro do Estado, há investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O Governo do Estado participa com 33% dos recursos e o BID financia 67%. Já existem policlínicas regionais sendo construídas em Acaraú, Aracati, Baturité, Brejo Santo, Camocim, Campos Sales, Canindé, Icó, Itapipoca, Pacajus, Russas, Tauá. Como unidades regionais, nas policlínicas está garantida assistência aos moradores de todos os municípios que integram as microrregiões. Por exemplo, na policlínica regional de Quixadá, o atendimento é para os 288 mil habitantes da microrregião, formada, além de Quixadá, pelos municípios de Banabuiú, Choró, Ibaretama, Milhã, Pedra Branca, Solonópole, Senador Pompeu, Quixeramobim e Ibicuitinga.

Por mês, cada policlínica regional realizará 4.488 consultas, 4.400 exames e 2.992 outros atendimentos especializados. A população terá acesso, sem sair da região ao contrário do que acontece hoje, a 13 especialidades: neurologia, endocrinologia, angiologia, clínica médica, cirurgia, gineco-obstetrícia, traumato-ortopedia, cardiologia, gastroenterologia, mastologia, otorrinolaringologia, ofalmotologia e urologia.

Calendário de Inaugurações e Ordens de Serviço / Março de 2010

Fonte: Assessoria de Imprensa da Sesa