Aline Rios quer a juventude na luta por transformação social

Aline Rios, estudante de Fisioterapia do INTA (Instituto de Teologia Aplicada- Sobral) filiou-se a UJS durante o Congresso da União Nacional dos Estudantes, hoje preside o Centro Acadêmico de Fisioterapia e fala, como secretária de organização da UJS, sobre os desafios da entidade em Sobral.

Aline Rios

Em 2005 Aline ingressou no curso de Biologia da Universidade Vale do Acaraú – UVA e em 2006 participou da eleição para o Diretório Central dos Estudantes onde a UJS concorreu com a chapa “Acorda DCE”. "Eu me interessei pelos argumentos, participação e ousadia de como eles defendiam o interesse dos estudantes. Senti-me contemplada com a fala de um dos integrantes que dizia que a juventude é parte fundamental da sociedade e que não podia se esconder e nem deixar de dar sua opinião porque nós tínhamos o poder de transformação ", afirma a estudante. . Desde então passou a acompanhar os eventos, mas em 2009,  durante o Congresso da UNE, decidiu filiar-se à União da Juventude Socialista.

A luta estudantil em Sobral

Para Aline apesar do refluxo vivido de organização militante, nos últimos dois anos, hoje, o movimento estudantil vive um momento de reestruturação, o que considera muito positivo. Segundo a militante da UJS sobralense: "Temos um número bom de militantes na universidade, mas isso não exclui o papel importante que os secundaristas estão fazendo, a prova disso foi a mobilização para a etapa do Congresso Estadual da UBES em Fortaleza que eleger um número considerável de delegados e garantir a presença da bancada de Sobral no Congresso da UBES."

A dirigente juvenil informa que no movimento universitário, a UJS dirige os CA´s de Biologia, História e Ciência da Computação da UVA e prtende disputar o DCE da UVA que está sendo gerido por uma Comissão, depois que encerrou a gestão do PSOL. Na UVA a entidade da juventude organizou debates sobre o acesso a universidade, assistência estudantil, Pré-Sal e  os grêmios conduz a campanha "Se Liga 16", os “25 anos” de grêmios livres e fazendo com que os estudantes percebam a importância da sua opinião, o quanto eles podem e devem contribuir para a melhoria da educação.

A força da juventude na eleição

"Esse ano de eleição é de extrema importância onde a juventude mais uma vez vai poder dar sua contribuição para um Brasil melhor, ela pode garantir um plano de governo que vai avançar nas mudanças, desde estrutura, políticas públicas de juventude, educação, saúde, direitos humanos, fazendo com que a juventude fique ainda mais em evidencia, tendo sempre espaço garantido nas decisões como foram nesses 8 anos de governo progressista, onde nós, jovens fomos prioridades", considera a entusiasmada estudante.

Para ela a juventude precisa abraçar esse projeto de continuidade que a Dilma propõe e pela primeira vez ter uma mulher, que já se compromete com as mudanças por justiça social e benefícios para o povo brasileiro, com chances reais de chegar à Presidência da República. Para Aline "é nosso papel garantir o debate eleitoral dentro das universidades, escolas, em todos os lugares em que a juventude se encontrar porque temos um poder decisivo nessa campanha".

Congresso da UJS de Sobral

A Secretária de Organização da UJS sobralense diz que a entidade pretende mobilizar 200 jovens filiados em torno do tema do 7º Congresso Municipal que é “ A força da juventude”  e informa que é fundamental mostrar a ousadia e a força da juventude na luta por dias melhores. "Estamos confiantes que este vai ser o congresso mais representativos da UJS de Sobral, esperamos uma participação massiva através da mobilização que faremos com as nossas bandeiras de luta. Assim sabemos que essa batalha nos anima e traz boas expectativas. Acredito no sucesso de mais uma luta travada pela gloriosa UJS".

De Fortaleza,
Ívina Carla