Trabalhadores rurais definem apoio a Flávio Dino

Os trabalhadores rurais maranhenses ligados à FETAEMA irão apoiar o deputado federal Flávio Dino na disputa pelo governo do estado.

A decisão consta da resolução política aprovada por representantes de 214 Sindicatos de Trabalhadores Rurais presentes à reunião do Conselho da entidade realizada entre os dias 17 e 19 em São Luís. Flávio Dino compareceu ao ato de encerramento e falou aos trabalhadores sobre o papel da pequena agricultura familiar rural em seu eventual governo.
No primeiro dia da reunião os trabalhadores fizeram uma análise da conjuntura estadual. O governo de Roseana Sarney foi duramente criticado pelas lideranças, “por não dar a atenção devida a agricultura familiar, inclusive com cortes drásticos no orçamento do estado para o setor”. O ex-governador Jackson Lago também foi alvo de muitas críticas, “por ter frustrado as expectativas dos trabalhadores a ponto de nem receber as liderançss durante manifestação realizada em São Luís”.
Para os trabalhadores rurais é necessário construir uma alternativa política para o Maranhão. Chico Sales, presidente da FETAEMA, disse que os trabalhadores estão cansados e querem uma renovação na política estadual. Ele apontou o deputado Flávio Dino como uma opção renovadora e manifestou apoio à sua pré-candidatura ao governo.
Durante seu discurso na reunião, Flávio Dino lembrou sua trajetória política e disse se sentir em casa. “Desde os 15 anos sou militante político e sempre na mesma margem do rio, a margem esquerda, ao lado da luta dos trabalhadores”, falou.
Flávio Dino antecipou que num governo liderado pelas forças de esquerda, os trabalhadores rurais terão um papel de destaque. “Não há como se falar em desenvolvimento com distribuição de renda no Maranhão sem que se coloque no centro a agricultura familiar rural”, disse.
Decisão do PT – O encontro do PT que decidirá no próximo dia 27 se o partido irá com Flávio Dino ou com Roseana Sarney na disputa do governo repercutiu na reunião do Conselho. Aliados do PT ou mesmo filiados ao PT, muitas lideranças conclamaram os delegados do partido a votarem na tese de aliança com o PSB e o PCdoB. “Nossa aliança tem que ser programática e o caminho natural do PT é se aliar com o PCdoB e o PSB para eleger Flávio Dino governador”, resumiu o diretor da FETAEMA e também do PT, Joaquim das Mangabeiras.