João Marcelo N. Martins – PCdoB: Longa vida, histórias boas

.

O PCdoB surgiu na segunda década do século passado, organizado por pessoas simples mas com ideias novas. Sua história foi construída nas lutas do povo, como o "Fora, Collor", mais recentemente. Naquele momento, a intervenção foi perfeita, com uma análise correta dos acontecimentos, capaz de aglutinar e dar sequência à luta do povo brasileiro.

Por muito tempo a organização comunista sofreu penalidades com regimes autoritários de diversas épocas. E combateu a todos. Em suas fileiras militam homens e mulheres capazes de suportar as adversidades da vida, no intuito de construir uma pátria socialista. Como exemplo, basta ler para entender a importância da Guerrilha do Araguaia.

A maior parte de atuação política do partido foi na oposição. E, na prática, aprendeu a fazer com amplitude e determinação. Haja vista a atuação contra o neoliberalismo. Hoje, integra a base do governo do presidente Lula (um projeto diferente do neoliberal dos tucanos), como também do governo Cid Gomes no Ceará e de várias administrações municipais no Estado e por este Brasil afora, com bons gestores.

Uma nova experiência, depois de administrar o município de Santana do Acaraú, foi a ampliação da atuação dos comunistas. Como exemplo, podemos citar Carlos Felipe, jovem liderança comunista, eleito prefeito de Crateús. Cidade pólo da região dos Inhamuns, na sua administração o município tornou-se referência na área da saúde, depois de Sobral. Vem garantindo importantes obras de infraestrutura, educação e desenvolvimento local. Contribui para o resgate da cultura e da história de Crateús quando realiza um conjunto de obras em memória à Coluna Prestes.

Pois bem, vou escrevendo, formulando, deletando (apagando, para não perder o costume), lembrado de fatos vividos, contados ou lidos, nos cursos ou nos bares da vida. Mas o que eu quero mesmo é dar notícia de uma festa com mais de 400 pessoas, em que comemoramos os 88 anos de nosso partido e a posse do enfermeiro Kildare Lima como secretário de saúde, e do vereador Chico do Rubens como secretário da agricultura. Além de Valdecir Freitas como vereador, todos do PCdoB. Tudo isso em Itapiuna, uma pequena cidade com pouco mais de 20 mil habitantes, localizada a 110 km da capital alencarina.

Participaram do evento lideranças jovens, donas de casa, professores, vereadores (três do nosso partido), secretários, o prefeito e o vice prefeito, lideranças de vários assentamentos (Itapiuna tem 16), como o Sr. Alberto do assentamento São José, comunista com mais de 20 anos de partido, também estiveram presentes. Foi bonito. O prefeito falou da luta dos comunistas, citou Carlos Prestes, e da facilidade que tem em conversar com as lideranças do partido, em especial com o secretário João Ananias.

O presidente do partido e secretário municipal de saúde, Dr. Kildare, falou de diversas obras que estão vindo para Itapiuna, em especial a reforma do hospital, que há 30 anos não recebia uma benfeitoria. O vereador Valdecir Freitas destacou as lutas do partido pela reforma agrária e contra a ditadura militar. O deputado Lula Morais foi saudado por populares logo na entrada como o homem que luta para baixar o preço da energia elétrica. Na sua fala, destacou a importância do governo Lula nas grandes obras estruturais em andamento no país e o nosso grande desafio de continuarmos no rumo certo, elegendo Dilma presidente.

O secretário João Ananias falou do seu trabalho à frente da saúde do nosso estado e destacou a importância das policlínicas, que são centros com várias especialidades médicas e que estão sendo construídas, em número de 21, em todo o Ceará, sendo uma em Aracoiaba, que dara assistência à população de Itapiuna. O deputado João Ananias também destacou a importância das mulheres em nosso partido, ao afirmar que o PCdoB tem proporcionalmente a maior bancada feminina na Câmara Federal, comprovando na prática o que dizemos no discurso, que no PCdoB mulher tem vez. Ele também destacou que a luta maior do nosso partido é pela construção de uma outra sociedade, onde homens e mulheres possam viver ombreados, e que esta é a sociedade socialista.

No trem da história, a parada dos 88 anos do nosso partido é em uma estação. A estação da vitória.

João Marcelo Nogueira Martins é militante do PCdoB – Itapiuna-CE

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do Portal Vermelho