Lula Morais defende PAC e cita obras com recursos federais no CE

O deputado Lula Morais (PCdoB) afirmou nesta quarta-feira (17/03), em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, que somente os que não querem enxergar afirmam que não há recursos federais no Ceará e que as obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) são virtuais.

Morais rebateu críticas feitas pelo deputado João Jaime (PSDB), afirmando que seu pronunciamento foi “uma montanha que pariu uma catita”. “Quem não enxerga que o Brasil está caminhando, se desenvolvendo é o pior dos cegos, aquele que não quer enxergar”, afirmou.

O parlamentar citou inúmeras obras que foram iniciadas ou retomadas no atual Governo, graças a recursos federais, especialmente do PAC, como o Metrofor, o alargamento da ponte sobre o rio Jaguaribe, a construção da ponte que liga Sabiaguaba à Praia do Futuro, a Transnordestina, as refinarias e a recuperação de várias estradas federais. “Será que essas obras são virtuais?”, ironizou Lula.

Além disso, o deputado destacou os investimentos do Governo Federal em áreas que ficaram abandonadas durante o governo do tucano Fernando Henrique Cardoso. Lula Morais falou das áreas da educação, moradia, saneamento básico, além de investimentos em empresas como a Petrobras, “que estavam suspensos por ordem dos neoliberais do PSDB na época”. “As universidades federais tinham que estar paradas e reduzidas, o saneamento básico não poderia ter investimento por ordem do FMI”, denunciou.

Lula Morais também criticou o processo, segundo ele, irresponsável, de privatizações executado pelos tucanos. “Esse Brasil de ontem ficou pra trás. Esse foi o período passado, agora não, as instituições estão a serviço do interesse público”, disse, completando que, enquanto o Governo Lula está investindo US$ 49 bilhões na Petrobras, o Governo de Fernando Henrique aplicou, em 2002, apenas US$ 3 bilhões, porque o projeto era privatizá-la.

Lula Morais disse ainda que quem está negando a existência de recursos federais no Ceará acaba chamando o próprio governador Cid Gomes de mentiroso. “O governador Cid já disse três vezes que o Ceará em nenhum momento de sua história recebeu tanto dinheiro como agora. Esse é outro Brasil, é outro momento e o desespero está chegando, porque a chamada guerrilheira Dilma está passando o Zé Pedágio’”, afirmou.

Os deputados Moésio Loiola (PSDB) e Fernando Hugo (PSDB) fizeram apartes ao pronunciamento de Lula. “Que o Brasil está crescendo ninguém pode negar, mas obras do PAC aqui não têm”, disse Moésio. Já Fernando Hugo disse que o PT e o Governo Lula estão proporcionando escândalos “nunca jamais vistos em tempo algum”.

Obras do PAC

Lula Morais citou obras feitas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Estado do Ceará. Segundo ele, foram concluídas as obras do eixo 2 e 3 do Eixão das Águas. Ele citou, ainda, que foi duplicada a BR 116 e que foram ampliadas as universidades federais. Ainda conforme Lula, foram construídos institutos de formação tecnológica e serão feitas 100 escolas de tempo integral. “Metade dos recursos para essas escolas vem do Governo Federal”, acrescentou. Conforme Lula, as obras são visíveis e, ao contrário do que muitos afirmam, elas não são virtuais.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL