Entidades promovem ciclo de debates sobre realidade marahense

Ciclo de debates vai questionar a contradição do desenvolvimento econômico com os baixos indicadores sociais no Maranhão.

Com o tema “Alternativas Populares e Democráticas para o Maranhão”, será realizado nesta sexta, 19, um Ciclo de Debates promovido por várias entidades da sociedade civil, entre elas as centrais sindicais CUT e CTB; o MST, FETAEMA, Fundação Maurício Grabois e Cebrapaz. O evento acontecerá no Hotel Holiday In(antigo La Ravardiere) das 14 às 19 horas.
Com duas mesas redondas, o Ciclo pretende analisar a realidade maranhense e apontar alternativas. O texto do convite já antecipa as contradições existentes entre, de um lado, “a implantação de grandes empreendimentos abrindo uma nova fase de desenvolvimento econômico, com profundos impactos ambientais, sociais e políticos no território, e, por outro, a dura realidade dos índices sociais maranhenses, que estão entre os mais baixos do país, implicando em uma população desamparada de políticas públicas e meios efetivos de participação, discussão e ação”.
As exposições das mesas redondas serão feitas pelo professor Wagner Cabral, da UFMA, e por Milton Campelo, da direção da ONG Ceprabaz. Após debate com os participantes será elaborado um manifesto para ampla divulgação na sociedade.
Um dos coordenadores do evento, o professor Cristiano Capovilla, diretor da Fundação Maurício Grabois, diz que as entidades promotoras pretendem realizar outros eventos similares em São Luís e nas maiores cidades do estado. “Há uma necessidade muito grande de debatermos a realidade maranhense e sobretudo de formularmos propostas concretas capazes de alterá-la”, avalia.