Em pronunciamento, Chico Lopes comenta crise nos Correios

.

"A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) ao longo dos tempos tornou-se uma das principais organizações públicas em nosso país. Com relevantes serviços prestados à sociedade brasileira, a ECT tem conquistado uma posição destacada no que diz respeito à credibilidade, sendo a organização pública melhor conceituada na prestação de serviços segundo dados das pesquisas de opinião.

No ano de 2009, a ECT foi referendada pelo STF como a única empresa habilitada a movimentar o serviço postal no Brasil. Essa decisão garante a ECT sua sustentabilidade econômica e reafirma sua posição no cenário das comunicações em nosso país. Portanto é fundamental, de posse desta prerrogativa, continuar o desafio de entregar correspondências nos prazos estabelecidos, com alto padrão de qualidade na prestação de serviços, como já é a principal marca dos Correios.

Acontece que deste o começo de 2010 acumulam-se problemas relacionados aos prazos de entrega das correspondências e não vemos por parte da diretoria da ECT e do Ministério das Comunicações ações que venham solucionar os dissabores que a sociedade brasileira vem passando em função da baixa qualidade operacional observada nos últimos meses pelos Correios.

Para ilustrar trazemos alguns fatos marcantes que mostram a situação atual dos Correios: um SEDEX que deveria ser entregue em até 24h (de capital para capital), tem levado até 15 dias para ser entregue ao destinatário. Isso causa um prejuízo enorme a quem pagou uma tarifa com o prazo estabelecido.

São documentos que não chegam, encomendas que atrasam causando transtornos, boletos bancários que chegam após o vencimento acarretando um prejuízo enorme aos usuários. Pessoas são penalizadas com pagamentos de multas e juros, correspondências que se acumulam nas unidades dos Correios fazendo com que os clientes deixem de esperar em suas residências para irem aos Correios em busca das mesmas.

A imagem dos Correios pode ficar comprometida na medida em que a ECT não cumpre seu papel. A ECT, em todo o Brasil, virou manchetes de jornais, está em telejornais de divulgação nacional. Diferente de anos anteriores, agora é cobrada pelo cumprimento de sua responsabilidade.

Ao que sabemos recentemente os Correios abriu inscrições para um concurso público com mais de um milhão de inscritos em todo Brasil. Talvez essa fosse a solução, mas acontece que esse concurso anda a passos lentos, as provas ainda não foram marcadas, sequer o processo de licitação para contratar a empresa que realizará o concurso foi iniciado. Fala-se até em dispensa de licitação, o que seria um erro grave já que a ECT recentemente foi alvo de investigações. Some a isso o ano eleitoral o que estabelece prazos inadiáveis de contratação.

Lamentamos profundamente que a direção da ECT não se sensibilize com a atual situação. Ao que parece, existe uma acomodação por parte dos diretores da ECT, situação esta que leva à sociedade prejuízos e incômodos como já me referi anteriormente, mas que também submete o carteiro a uma auto exposição. Temos notícias de que carteiros são sucessivamente insultados, agredidos moralmente por aqueles que não aceitam o atraso de suas correspondências e enxergam na figura do carteiro o responsável por este atraso.

Quero aqui me solidarizar com essa categoria guerreira, que tem um extraordinário senso profissional, cumpridor de suas atividades. Quero dizer que a culpa desse caos nos Correios não são dos trabalhadores e sim dos gestores que não vislumbraram o futuro da organização, e hoje comprometem uma imagem positiva construída ao longo dos anos graças ao empenho e dedicação de seus trabalhadores.

Por fim, pedimos que a direção dos Correios responda com medidas concretas, com ações rápidas, que possam devolver a ECT seu posto de melhor prestadora de serviços de nosso país. Solicitamos ao Senhor ministro Helio Costa que se volte para os problemas dos Correios, para que sua atual direção tenha ações rápidas no sentido de resolvermos os problemas que afligem os trabalhadores e por extensão a sociedade brasileira.

É o que tenho a dizer.

Muito Obrigado".

Fonte: Ass. de Comunicação – Dep. Fed. Chico Lopes – PCdoB-CE