Ação 2010 da Campanha ‘Criança Não é de Rua’ será dia 30 de março

Chamar atenção da sociedade e do poder público para as crianças que estão em situação de moradia nas ruas. É com esse objetivo que a Campanha Nacional de Enfrentamento à Situação de Moradia nas Ruas de Crianças e Adolescentes – Criança Não é de Rua – realizará, no dia 30 de março, mais uma edição da Ação Nacional de Sensibilização.

Apesar de ainda não acontecer em todas as capitais do país, Adriano Ribeiro, coordenador nacional da Campanha, alegra-se com a quantidade de cidades envolvidas na Ação de 2010. Até agora, 12 capitais brasileiras já confirmaram participação e ainda há possibilidades de outras cidades aderirem: "Estamos esperando resposta de mais duas ou três capitais", afirma.
O contentamento do coordenador não é por acaso. O número de capitais aumenta a cada ano, prova de que a mobilização começa a receber respostas. Em 2009, dez capitais participaram do ato, e intenção é que a cifra cresça ainda mais. "Aos poucos, a gente vai conseguindo, até que se torne algo tradicional em todas as capitais", espera.

A sensibilização, sempre realizada no período da Semana Santa, consiste na representação da Via Sacra, na qual crianças e adolescentes carregam cruzes e, no final, são simbolicamente crucificadas. "A intenção é refletir sobre as cruzes do cotidiano. As cruzes que pesam nessas crianças, como o abandono e as violações aos direitos fundamentais", comenta.

O ato, segundo o coordenador, é ainda um gesto de solidariedade com todas as crianças que vivem em situação moradia nas ruas e com as famílias delas. Da mesma forma, também é uma maneira de chamar atenção da sociedade e de cobrar políticas públicas das autoridades. "Lamentavelmente as pessoas só percebem a criança quando ela já se tornou adolescente e cometeu um ato infracional", destaca.

Ribeiro comenta ainda sobre a falta de uma política nacional que atenda especificamente às crianças que moram nas ruas. "Nem sequer temos um diagnóstico nacional", revela.

Ação em Fortaleza

Assim como nos anos anteriores, a Ação de Sensibilização acontecerá, em Fortaleza (CE), na Avenida Beira Mar. Cerca de 500 crianças e adolescentes percorrerão 2km da orla da capital cearense e, no final, serão simbolicamente crucificados no Aterro da Praia de Iracema.

Nem todas as crianças que participam vivem em situação de moradia nas ruas. Segundo Adriano Ribeiro, algumas já moraram e outras vivem em situação de vulnerabilidade social. Ao todo, crianças e adolescentes de mais de 30 comunidades estão envolvidas na Ação.

Ribeiro ressalta que o trabalho com os participantes não acontece somente no dia da mobilização. A Campanha vai às comunidades também para realizar um trabalho de prevenção, com oficinas e conversas com as famílias.

Mais informações através do site: http://www.criancanaoederua.org.br

Fonte: Adital