Lula Morais destaca nome de Hélio Leitão disputar vaga ao Senado

O deputado Lula Morais (PCdoB), destacou, durante pronunciamento na manhã desta terça-feira (16/03), na sessão plenária, a escolha do ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), Hélio Leitão, para compor a chapa majoritária do partido. O nome do advogado foi escolhido no último sábado (13/03), na reunião da Comissão Política do PCdoB cearense, para ser candidato ao Senado Federal.

“Não podemos vacilar com a base de sustentação no Senado, que deve ser composta por aqueles que desejam o melhor para o Brasil”, disse, reafirmando o nome de Leitão. Conforme o deputado, Hélio “é uma jovem liderança, de expressiva representatividade e tem tudo para ajudar o Estado do Ceará a se desenvolver”.

Ainda conforme Lula Morais, durante a reunião, foi discutido o projeto global do PCdoB para as próximas eleições. O deputado confirmou o apoio do PCdoB à candidatura da ministra da Casa Civil à Presidência da República, Dilma Rousseff, e à reeleição do governador do Estado, Cid Gomes (PSB).

“Não temos dúvida que deveremos participar da campanha da ministra e, no próximo dia 8, nosso partido vai apresentá-la como candidata oficial num ato político em Brasília, formalizando o nosso apoio com um leque de partidos que fazem parte da base de apoio do governo Lula”, ressaltou, dizendo que, no Ceará, o PCdoB definiu Cid “pelo seu governo estar atuando em todas as frentes, criando políticas públicas que fazem com que o Estado do Ceará saia da primeira marcha e acelere”.

Lula citou como exemplos dos projetos do Governo do Estado para melhorar a qualidade de vida da população, na área da educação, a implantação de escolas de tempo integral e das escolas de formação técnica, “onde os jovens passam o dia inteiro e saem com mais vontade de aprender”. Ainda conforme ele, “nunca se investiu tanto em saúde como agora”. Ele lembrou que estão sendo elaborados programas de descentralização do atendimento, como as policlínicas, o Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), “que vão aproximar o atendimento nas 21 microrregiões do Estado do Ceará”.

Ao tomar essas decisões, segundo Lula, o PCdoB “ firmou uma posição para contribuir e ajudar no processo de desenvolvimento do País”. De acordo com ele, as próximas eleições têm caráter estratégico e estão se configurando de maneira plebiscitária. “É uma disputa entre as forças que desejam avançar no processo político e de desenvolvimento e aquelas que desejam retornar para impedir o avanço e colocar em prática a política desenvolvida pelo PSDB e pelo DEM, que se configuram como as forças mais atrasadas do Brasil”, observou.

Em aparte o deputado Artur Bruno (PT) parabenizou o PCdoB por ter feito a opção pela continuidade, “apoiando Dilma Rousseff e Cid Gomes”. O deputado petista também parabenizou o partido por lançar o nome de Hélio Leitão ao Senado. “Ele é um intelectual, muito qualificado e nós desejamos ajudar a essa coligação”, afirmou. Finalizando, Lula sugeriu aos presidentes dos partidos que marquem uma reunião para o início de abril “para que possamos conversar mais e afunilar a formação dessa chapa”.

Mais Cultura

Lula Morais relatou ainda o resultado da Conferência Nacional de Cultura, realizada neste fim de semana. Conforme o comunista, debates sobre educação, acessibilidade, desenvolvimento e financiamento de projetos culturais foram realizados. A partir disso, 32 estratégias foram traçadas como meta para os próximos anos.

A ideia é abrir uma frente em favor da tramitação da proposta de emenda constitucional (PEC) n° 150, que destina 2% do Orçamento da União para a promoção cultural. Os principais focos seriam artesanato, dança, tradições afro, circo, moda, cultura popular e música. Nos orçamentos estaduais, o índice seria de 1,5%; e nos municipais de 1%. “Para possibilitar que tenhamos uma política de Estado para a cultura do nosso País, que é a nossa maneira de nos apresentar”, pontuou.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL