Luciana: a sociedade deve se apropriar do desenvolvimento

O Salão Nobre da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) foi ocupado, na tarde de ontem (16), por representantes da comunidade científica, empresarial e da sociedade civil organizada, que estiveram reunidos para participar do terceiro seminário preparatório para a 1ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI), coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma).

ufrpe

Com o tema central Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Áreas Estratégicas, o evento foi aberto pelo presidente da Refinaria Abreu e Lima, Marcelino Guedes, que abordou os desafios e as alternativas para impulsionar o crescimento econômico no Estado.

Segundo Marcelino, para gerar negócios é necessário ter uma visão global de mercado, aliada ao conhecimento. “Hoje o mercado não espera só o pessoal que saiu da Universidade. Ele quer mais criatividade, mais competência e mais competitividade. E somente com conhecimento nós estaremos inseridos nesse contexto. Temos que acelerar o processo de capacitação, buscando convênios com universidades, incentivos governamentais e criatividade para prospectar competências”, enfatizou.

Ao final de sua palestra, Marcelino fez uma apresentação rápida do projeto Suape Global, acrescentando que a intenção da iniciativa é “consolidar a região como a melhor alternativa para abrigar investimentos na cadeia produtiva de desenvolvimento do Estado”. De acordo com o presidente, a expectativa é que a Refinaria Abreu e Lima gere cerca de 30 mil empregos diretos e 130 mil empregos indiretos.

Para a secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Luciana Santos, um dos principais desafios do Estado é o investimento em capacitação e a participação da sociedade no processo de produção de conhecimento e tecnologia. “Nosso desafio é formar para que possamos dar conta da matriz produtiva do Estado. Há um processo rico em desenvolvimento, e a gente precisa fazer com que a sociedade se aproprie disso”, comentou.

Além do tema principal, mais quatro subtemas serão abordados por palestrantes durante o evento: Petróleo, Gás, Offshore, Indústria Naval e Petroquímica ( Antônio Sotero, coordenador de Articulação Industrial da Fiepe); Tecnologias Portadoras de Futuro Aplicadas a APLs (Celso Pinto de Melo, chefe do Departamento de Física da UFPE); Energias Limpas (Everaldo Feitosa, vice-presidente da Associação Mundial de Energia Eólica e diretor presidente da Eólica Tecnologia); e Polo Farmacoquímico e Hematociência (Luiz Amorim, diretor técnico da Hemobrás) . Ao final das palestras, os participantes serão reunidos em grupos para elaborarem propostas à 1ª CECTI, que acontecerá nos dias 25 e 26 de março, no Campus da UFPE.

Fonte: SITE DA SECTAMA