Fortaleza: Prefeitura integra-se à Rede Cearense pela Comunicação

O coletivo visa a construção coletiva e o acompanhamento das ações governamentais no setor.

Rede Cearense pela Comunicação

Através do Núcleo de Comunicação Popular e Alternativa, a Prefeitura de Fortaleza participou da criação e integrou-se no último sábado (13) à Rede Cearense pela Comunicação (RedeCom). O coletivo pretende agregar diversas entidades da sociedade civil, profissionais, ativistas pela democratização da comunicação, além de órgãos públicos, visando a construção coletiva e o acompanhamento das ações governamentais no setor.

No seminário “Novos Rumos para a Comunicação no Ceará”, marco na criação da Rede, a Prefeitura de Fortaleza apresentou aos participantes as ações em âmbito municipal que têm fortalecido a comunicação popular na cidade. Entre elas, a realização da I Conferência Municipal de Comunicação realizada em outubro de 2009; o apoio a 19 iniciativas populares como rádios e jornais comunitários e sites de bairros; além da publicação de um Manual Normativo voltado às associações ou grupos que produzem algum veículo comunitário e desejam solicitar parceria com a Prefeitura através de apoio cultural.

Acesse aqui o Manual Normativo – Recomendações para apoio cultural em ações de comunicação popular e livre em Fortaleza.

A RedeCom é um desdobramento da mobilização ocorrida durante todo o ano de 2009 em torno da realização da I Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) e suas etapas preparatórias no Estado. A atuação do grupo se dará em quatro eixos: controle e acompanhamento das propostas da Confecom; articulação entre grupos interessados em discutir as políticas de comunicação; debate permanente das temáticas relativas à área; e promoção e visibilidade das iniciativas populares e alternativas em comunicação.

As reuniões da Rede serão abertas a todos os interessados e vão acontecer sempre às segundas-feiras (a partir do dia 22), às 18h, no Centro de Humanidades 2 da Universidade Federal do Ceará.

Fonte: Prefeitura de Fortaleza