Sem categoria

PCs divulgam resolução e nota conjuntas após reunião de Lisboa

A convite do Partido Comunista Português e do Partido Comunista Sul-Africano realizou-se em Lisboa, nos dias 13 e 14 de Março, uma reunião do Grupo de Trabalho do Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários. Da reunião, saíram dois documentos – a resolução final e uma mensagem de apoio a Cuba.

Como normalmente acontece, a reunião foi aberta a todos os partidos que participam no processo dos Encontros Internacionais. Estiveram presentes 13 organizações que integram o Grupo de Trabalho: os partidos comunistas Sul-Africano, do Brasil, da Boêmia e Morávia, de Cuba, da Espanha, da Grécia, da da Índia, da Índia (Marxista), Libanês, Português e da Federação Russa, além do Partido do Trabalho da Bélgica e do Partido Progressista do Povo Trabalhador de Chipre.

A reunião teve como objetivo preparar o 12º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários, que se realizará na África do Sul – acolhido pelo Partido Comunista Sul-Africano –, na cidade de Joanesburgo, de 3 a 5 de dezembro. Os temas centrais serão o aprofundamento da crise sistêmica do capitalismo; as tarefas dos comunistas em defesa da soberania e no aprofundamento das alianças sociais, fortalecendo a frente anti-imperialista na luta pela paz, o progresso e o socialismo.

Conforme avaliação em comunicado à imprensa dos partidos reunidos, “a reunião possibilitou um útil intercâmbio de informações e opiniões sobre os mais recentes desenvolvimentos da situação internacional, tendo sido destacado o aprofundamento da crise capitalista e a acentuação da ofensiva exploradora e agressiva do imperialismo, mas também a forte resistência dos trabalhadores e dos povos, cuja luta teve expressa e ativa solidariedade internacionalista”.

Os partidos participantes expressam sua solidariedade com Cuba e com a luta do povo do Chipre contra a ocupação turca e pela reunificação da sua pátria.

Os participantes na reunião reafirmaram, ainda, o seu compromisso de prosseguir com as linhas de ação adotadas no Encontro Internacional realizado em Deli, em novembro de 2009.

Neste sentido, foi decidido assinalar o 65º aniversário da vitória sobre o nazi-fascismo com a adoção de uma declaração comum e o apelo à realização de ações populares nos diferentes países, por ocasião do dia 9 de maio de 2010.

Dando igualmente seguimento à decisão de promover ações comuns contra a Otan e sua expansão global, contra a renovada agressividade militar imperialista e contra as bases militares estrangeiras, e tendo em conta a realização da cúpula deste bloco político-militar, prevista para novembro, em Portugal, os partidos participantes adotaram uma declaração comum “Pela paz, contra a Otan”, onde apelam aos trabalhadores e aos povos de todo o mundo, às forças progressistas e de esquerda, ao movimento operário e outras organizações sociais que se mobilizem na luta pela paz, contra a guerra e a Otan.

Neste contexto, os partidos participantes na reunião saúdam a “Campanha em defesa da paz e contra a cúpula da Otan em Portugal – Paz sim! Otan não!” e manifestam a vontade de que as ações de luta contra a Otan e o seu novo conceito estratégico previstas para novembro deste ano em Portugal tenham uma forte expressão.

Da redação, com informações da assessoria da reunião de Lisboa

Leia os documentos aprovados: 

Partidos Comunistas e Operários: Pela paz! Não à Otan!

Nota de solidariedade a Cuba dos Partidos Comunistas e Operários