Encontro de Trabalhadores do RN acontece no dia 22 de maio

Unificar a luta dos trabalhadores e dos movimentos sociais, garantindo o protagonismo da classe trabalhadora na luta política nacional. É com este objetivo que a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e demais Centrais Sindicais realizam o Encontro dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Rio Grande do Norte (ENCLAT), no dia 22 de maio, em Natal.

Divanilton
A realização do Encontro objetiva debater e expor à Sociedade a visão da classe trabalhadora sobre um novo projeto de desenvolvimento nacional, com a elaboração de um documento com propostas unificadas que visam o desenvolvimento nacional e a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e trabalhadoras. “A CTB encara esse movimento com muito entusiasmo, já que dessa vez ele acontece em um tempo de democracia e de oportunidades”, afirma o diretor nacional da CTB, Divanilton Pereira.

Entre os pontos a serem debatidos durante o ENCLAT destaca-se a redução de salário, geração de novos empregos, instalações de novas escolas técnicas, mais oportunidades e empregatividade para os jovens.

O Encontro foi discutido durante reunião em Mossoró, na última quinta-feira, 11, que debateu, ainda, a Plenária Nacional dos Movimentos Sociais, marcada para 31 de maio, em São Paulo, traçou metas para a realização do ENCLAT e reforçou a convocatória para a Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (CONCLAT), que ocorrerá em 1º de junho, em São Paulo.

Entidades do movimento negro, de juventude, sindical, estudantil, de mulheres e diversos outros se manifestaram para contribuir com o Encontro, que inclui também uma agenda política a ser desdobrada em ações de rua.

CONCLAT

A Conclat foi convocada pelo Fórum das Centrais sindicais e foi corroborado pela assembleia dos movimentos do Fórum Social Mundial (FSM). É a segunda vez que um evento do gênero é organizado — a 1ª Conclat ocorreu em 1981. As centrais pretendem reunir mais de 10 mil lideranças sindicais de todo Brasil na conferência.

 

De Natal, Jana Sá