Bancários: paralisação cobra respeito e condições de trabalho

A paralisação de uma hora no atendimento da agência da Caixa, Terra da Luz, no bairro Dionísio Torres, foi o resultado do protesto feito pelo Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE), na última sexta-feira, dia 12/3.

O motivo da paralisação dos trabalhadores daquela unidade foi o descaso da empresa com seus empregados e clientes, pois há mais de quatro meses a agência tem problemas de refrigeração. O Sindicato e os empregados vêm cobrando da empresa providências no sentido de colocar em funcionamento os ar- condicionados e a resposta da Caixa é o descaso e o descompromisso com a reivindicação dos trabalhadores e da sociedade.

Com apoio dos clientes e dos empregados da agência, os diretores do SEEB/CE falaram sobre o desrespeito com que a Caixa trata seus clientes e empregados. “Hoje na maioria das lojas que você chegar você encontrará um ambiente climatizado. Na Caixa, com todo aparato e a lucratividade que possui, você não encontra ar-condicionado”, disse Marcos Saraiva, diretor do SEEB/CE. O lucro líquido da Caixa em 2009 foi de R$ 4 bilhões.

Segundo Marcos Saraiva, a temperatura dentro da agência chega a 45º, gerando a alcunha de “agência microondas”. “Os clientes na sua grande maioria são pessoas idosas, pessoas com problemas de saúde que ficam prejudicadas pela demora no atendimento, devido à quantidade de funcionários e à falta de refrigeração”, disse. A Agência Terra da Luz atende em torno de duas mil pessoas nos dias normais e chega a atender dez mil pessoas no período de pagamento de servidores, aposentados e pensionistas.

A delegada sindical da agência, Gisele Nóbrega, que trabalha há dez anos na Caixa, relatou que o problema com a refrigeração já é algo antigo da agência, mas se agravou nos últimos quatro meses. Gisele Nóbrega disse que o calor tem ocasionado doenças em empregados e clientes. As mais comuns são dor de cabeça, diarreia, problemas respiratórios e mal-estar em geral.

Gisele disse que já foi feito uma licitação de ar-condicionado, mas o valor era muito baixo e não houve adesão de nenhuma empresa. A Caixa tentou atenuar o problema disponibilizando há dois meses ventiladores, mas, segundo ela, a medida não resolveu a questão.“Estou há dez anos aqui e já faz muito tempo que estamos sofrendo com problemas no ar-condicionado”, disse a delegada sindical.

O Sindicato dos Bancários do Ceará entrou com uma denúncia na Superintendência Regional do Trabalho (SRT) e exigiu as devidas providências de fiscalização da agência. Caso os dirigentes da Caixa não tomem uma providência, o Sindicato irá fazer um novo protesto fechando a unidade por um dia.

O Sindicato dos Bancários alerta que, caso os empregados passem por problemas nas suas unidades, relativos à falta de estrutura, devem denunciar o fato a dirigentes sindicais para que possam tomar as devidas providências junto aos órgãos cabíveis. O telefone do Sindicato para denúncias ou informações é (85) 3252 4266.

Fonte: Sindicato dos Bancários do Ceará