PCdoB/CE quer compor a chapa majoritária nas eleições deste ano

O sábado, dia 13, foi de muito debate político para os membros da Comissão Política Estadual do PCdoB no Ceará. O tema central da discussão foi a análise da situação política nacional e estadual para as eleições de 2010 e, com isto, avançar nos encaminhamentos do projeto eleitoral do partido, notadamente quanto à chapa majoritária.

O presidente estadual do PCdoB/CE, Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), iniciou as discussões fazendo um balanço do cenário político nacional e estadual. “Devemos acompanhar o desenrolar do processo eleitoral, examinar os fatos novos e nos posicionarmos à medida em que o cenário político vai se definindo”, enfatizou.

Brasil: Eleição Plebiscitária

No cenário nacional, Patinhas ratifica o crescimento e fortalecimento da candidatura de Dilma Rousseff, contrariando especulações de que a direita ganharia as eleições já no primeiro turno. O dirigente considera correta a estratégia do Presidente Lula quanto ao propósito de dar continuidade ao projeto em curso no Brasil. “Ele acertou ao definir seu apoio a candidatura de Dilma e bancar essa posição dentro do seu partido, o PT. Outro acerto foi considerar que estas eleições serão plebiscitárias, ou seja, a polarização entre os Governos Lula e Fernando Henrique Cardoso”.

O dirigente avalia que esta eleição tem características diferentes das anteriores. “No segundo mandato de Lula, percebemos os avanços que o país alcançou. Hoje, Lula é uma liderança popular de esquerda atuante no país inteiro, e isto tem grande relevância”, considera. Para Patinhas, é preciso estar atento às estratégias usadas pela oposição. “Devemos desmascarar as tentativas do PSDB e do DEM de estabelecer igualdade entre os candidatos. As duas principais candidaturas se apresentam como projetos antagônicos, e devemos garantir que o Brasil continue avançando”, reforça.

Para o Senador Inácio Arruda, que também esteve presente na reunião de hoje, a possível candidatura de Ciro Gomes (PSB) a corrida presidencial não deve atrapalhar as alianças. “Acho que o Ciro tem se mostrado um dos mais ferrenhos adversários do tucano José Serra”, afirmou.

Cenário Cearense

Ao concentrar o debate no cenário local, Patinhas ressalta os grandes avanços do Governo Cid. “Desde 2007 vemos avanços importantes no Ceará. Cid imprimiu uma marca forte e atuante em todas as regiões do Estado, tem priorizado investimentos em áreas prioritárias. Reafirmamos o apoio à sua reeleição, como já definiu a última reunião do Comitê Estadual”. Patinhas cita os investimentos em saúde, educação, trabalho e destaca o crescimento no número de empregos formais no Ceará.

“Devemos manter a atual frente nucleada pelos partidos de esquerda composta pelo PSB, PT, PMDB e PCdoB. Esta frente tem ideias democráticas e progressistas, base do Governo Cid Gomes. Lutaremos para encontrar um equilíbrio entre estas forças que fazem parte desta frente de Partidos”, ratifica Patinhas.

Segundo o dirigente, o PCdoB também deverá reafirmar a necessidade da eleição de dois Senadores integrantes desta frente que sejam comprometidos com a continuidade do processo de mudanças tanto no plano nacional quanto no estadual. Os comunistas querem apoiar nomes como o do deputado federal Chico Lopes e do ex-presidente da OAB, Hélio Leitão. Além disso, Patinhas expõe o projeto do PCdoB para o Estado. “Deveremos dobrar o número de deputados federais e de deputados estaduais. Temos quadros para isto”, afirma.

O Senador Inácio Arruda disse que conversou com o presidente do PMBD, Eunício Oliveira (que já é candidato ao Senado). O comunista informa que o PCdoB tem tido diálogos extra-oficiais com setores do PT. Na opinião do senador, os partidos devem discutir uma “chapa forte” e para sair com candidatos a deputados federais, estaduais, dois senadores e o governador do Estado.

Patinhas encerrou sua exposição apresentando o comunicado oficial do PCdoB, que foi aprovado ao final da reunião. “Este comunicado busca responder questões atuais e avançar nos projetos das eleições de 2010”, finalizou.

De Fortaleza,
Carolina Campos