PCdoB/CE divulga Comunicado da Comissão Política Estadual

.

Reunida neste sábado, dia 13 de março, a Comissão Política Estadual do PCdoB analisou a evolução do quadro político nacional e estadual, marcado basicamente pelas primeiras definições do cenário em que se dará a disputa eleitoral de 2010. Como já afirmou o Comitê Estadual, em sua 3ª reunião plenária realizada nos dias 30 e 31 de janeiro último, as eleições deste ano terão caráter estratégico na medida em que vai se configurando uma batalha plebiscitária entre as forças que desejam fazer avançar o ciclo de mudanças iniciado com a eleição do Presidente Lula e aquelas forças capitaneadas pelo PSDB/DEM, que intentam fazer o país retornar ao passado de estagnação, subserviência ao império americano e abandono de políticas que beneficiam a população mais carente.

Neste sentido, a Comissão Política reforça a decisão de centrar a atuação dos comunistas nesta importante batalha política, articulando-a com sua crescente atuação nas diversas frentes dos movimentos sociais e no debate de ideias em curso na sociedade brasileira acerca da elaboração de um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento. Este desígnio deve ter como foco o fortalecimento da nação brasileira, a ampliação da democracia, o crescimento econômico sustentável, a redução das desigualdades regionais e a valorização do trabalho.

Há pouco menos de sete meses da eleição, o PCdoB reafirma ser imperiosa a manutenção da frente de partidos democráticos e progressistas que governa o Estado, nucleada pelo PSB, PT, PMDB e PCdoB, buscando a reeleição do Governador Cid Gomes, além da eleição de dois senadores integrantes desta frente comprometidos com a continuidade do projeto de mudanças em curso no Ceará e no Brasil. O PCdoB manifesta, ainda, sua convicção de que a composição da chapa majoritária deve refletir um justo equilíbrio entre estes partidos. Diante do exposto, a Comissão Política Estadual do PCdoB no Ceará decidiu:

Considerando as postulações dos partidos aliados na composição da chapa majoritária, apresentar também o nome do advogado Hélio Leitão, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/CE nas gestões 2004-2006 e 2007-2009, uma das novas lideranças mais expressivas da nossa sociedade e identificado com as causas populares e democráticas,

Declarar o apoio à postulação do PMDB ao indicar o deputado federal Eunício Oliveira como um dos candidatos da aliança democrática e progressista para o Senado Federal,

Por fim, sugerir aos presidentes dos partidos da frente democrática e progressista que se reúnam no início do mês de abril para avaliar a evolução do quadro político-eleitoral e avançar, conjuntamente, no rumo de definições.

Os comunistas cearenses estão seguros de que o êxito das forças comprometidas com os avanços políticos, econômicos e sociais depende fundamentalmente da unidade e do espírito democrático dos que integram a ampla aliança. Sendo assim, o momento é de estruturar uma chapa representativa capaz de galvanizar e mobilizar os cearenses em torno do objetivo de construir um estado efetivamente desenvolvido, justo e socialmente democrático.

Fortaleza, 13 de março de 2010
Comissão Política Estadual do PCdoB- Ceará