PCdoB: Distrital Centro realiza conferência e elege nova direção

O Distrital Centro de Fortaleza, do Partido Comunista do Brasil, realizou no último sábado (06/03) sua Conferência. O encontro que reuniu filiados e simpatizantes do Partido aconteceu na sede Estadual do PCdoB e teve como pontos de pauta o balanço das atividades do Distrital no último biênio e a eleição dos novos membros da direção.

Distrital Centro PCdoB/Fortaleza

A Conferência contou com a participação do Deputado Federal Chico Lopes que, ao saudar os militantes presentes, destacou a importância dos filiados estarem organizados em bases e ressaltou a realização de conferências distritais, instrumentos que, segundo ele, fortalecem a militância e a democracia interna do Partido.

O presidente do PCdoB de Fortaleza, Luís Carlos Paes, conferencista do evento, fez uma rica intervenção onde abordou aspectos da atual crise do capitalismo no mundo, do declínio político e econômico dos Estados Unidos, da necessidade da potência capitalista em manter seu poderio armamentista a serviço da guerra e da invasão de nações.

O dirigente ainda falou sobre o atual cenário político da América Latina, que conseguiu eleger presidentes alinhados a movimentos e partidos políticos que procura ir de encontro aos interesses americanos, com políticas sociais voltadas para o povo, desenvolvimento econômico e distribuição de riquezas. Ele destacou também o importante papel desempenhado pelo Brasil na integração desses países.

Paes ressaltou que, pela primeira vez na história da república, o PCdoB participa de governos nas esferas estadual e federal, com plataformas desenvolvimentistas, de inclusão social e soberania nacional. “Nós apoiamos e contribuímos com esses governos na expectativa de que eles avancem e possibilitem mudanças mais profundas em benefício da população brasileira”, afirmou.

O comunista conclamou os militantes presentes a continuarem firmes no propósito de ampliar a atuação do PCdoB em Fortaleza. “É fundamental o Partido desenvolver a luta, inserido nas lutas do povo, nos sindicatos, nas fábricas, nos bairros e nas escolas. A vitória do Socialismo só será possível com um partido comunista forte e atuante”, ratificou.

Balanço e nova direção

A presidente da direção provisória do distrital que encerrou o mandato, Sônia Pinheiro, fez uma breve exposição sobre as atividades realizadas pelo Distrital Centro no último biênio. Participação efetiva nas campanhas eleitorais do PCdoB, cursos de formação, presença em conferências governamentais e na agenda do movimento popular organizado, foram algumas das realizações destacadas pela dirigente.

Os delegados à Conferência do Distrital Centro escolheram 11 camaradas para compor a nova direção, com mandato até 2011. Foram eleitos: Luis Camboim para presidência do distrital, Ana Angélica Aquino para vice-presidência, Rosemary Veras e Helena Faustino para a Secretaria de Organização, José Maia Filho e Expedito Ximenes, para Secretaria de Formação, Daniele Cavalcante e Jussara Varoli para a Secretaria de Comunicação e Paulo Rogério para a Secretaria de Movimentos Populares.

Homenagem

Os filiados do Distrital Centro aproveitaram a ocasião para homenagear o dirigente da organização de Base do bairro Jóquei Clube, Israel Bezerra. Seu Israel, aos 86 anos é um exemplo de militante comunista. Além de dirigente de sua organização partidária, é membro do conselho fiscal da Associação de Moradores do seu bairro, frequentador constante das atividades e reuniões, além de contribuir assiduamente com as finanças do partido.

De Fortaleza,
Daniele Cavalcante (Acadêmica de Jornalismo)