Arte e cidadania mudam vida de crianças em Canoa Quebrada

Na internacional Praia de Canoa Quebrada, em Aracati, a 154 km de Fortaleza, um projeto tem levado arte, cultura e cidadania para 140 crianças e suas famílias. É o Canoa Criança, desenvolvido pela Associação Cultural Canoa Criança. “Oferecemos oficinas de circo, música e dança para crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, acompanhamento pedagógico para crianças de 6 a 11 anos, e aulas de informática e acesso à Internet”, diz a coordenadora Ándreza Paladino Santos.

Circo Canoa

Para envolver as famílias, ela informa que são realizadas reuniões mensais e foi criado o grupo "Canoa Mulher", que busca promover atividades para geração de renda e aprimoramento de produção artesanal. Também são realizadas palestras e campanhas. “Ao promovermos campanhas informativas junto às famílias, estamos ampliando os recursos para mães e pais desempenharem com mais segurança seus papéis de educadores”, comenta.

É no Circo Escola Canoa Criança, segundo Andreza, onde as atividades ganham mais repercussão. “Utilizamos o conceito de Circo Social como ferramenta de transformação social”. Ela esclarece que de segunda a sexta-feira, por um período de três horas diárias, o projeto oferece a crianças e adolescentes uma alternativa de ocupação saudável, durante o período em que não estão na escola. “Além disso tem sido criada a oportunidade de desenvolvimento da participação, do enfrentamento de desafios e formação social de crianças e adolescentes, promovendo assim o aumento da auto-estima e a prevenção da exposição às drogas e prostituição infantil”, acrescenta;.

A partir da formação proporcionada pela Associação Canoa Criança, pelo menos quatro jovens passaram a desenvolver trabalhos ligados à arte e educação, conta a Coordenadora. “Garantir às crianças e adolescentes um espaço de expressão de seus anseios e conhecimento artístico de qualidade tem sido nossa maior contribuição para a comunidade”, afirma.

No centro de Canoa Quebrada, a Associação conta com um espaço cedido, onde existe uma área coberta por uma lona de circo e outra descoberta, além de quatro salas, onde funcionam algumas atividades. “Temos uma cozinha onde é preparado o lanche das crianças e três banheiros, sendo dois para as crianças e um para os funcionários”, destalha.

Para manter o trabalho, a Coordenadora esclarece que a Associação busca recursos concorrendo em editais de diferentes órgãos e convênios. Entre os convênios, ela cita com a Fundação Beto Studart, o Instituto Nordeste Cidadania, as Escolas Fisk-Fortaleza e Associação Crianças Carentes (Alemanha). “No período de 2009- 2011 , fomos contemplados através de Edital , como Ponto de Cultura do Estado do Ceará ; aprovados no V Edital de Incentivo às Artes da Secretaria da Cultura do Ceará em projeto de música”.

A Associação foi aprovada também com projeto de Subvenção Social da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará. “Estamos em processo de aprovação de uma emenda parlamentar , através do Ministério de Cultura e em conclusão de captação de recursos pela Lei Federal de Incentivo á Cultura”, conclui.

Fonte: Agência da Boa Notícia