Lula Morais ressalta discriminação contra as mulheres

O deputado Lula Morais (PCdoB) ressaltou, na sessão plenária desta terça-feira (09/03), da Assembleia Legislativa, que apesar da luta feminina, as mulheres ainda são muito discriminadas. Conforme destacou o parlamentar comunista, apesar de as mulheres serem mais escolarizadas, os homens ainda têm melhor remuneração.

O dado citado por Lula Morais faz parte do estudo "Mulher no Mercado de Trabalho: Perguntas e Respostas", divulgado na última segunda-feira (08/03) – Dia Internacional da Mulher – pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para Lula Morais, ainda que se tenha comemorado 100 anos desde o início da celebração do Dia Internacional da Mulher, ainda existe “um longo e árduo caminho a percorrer”.

O deputado destacou, ainda, a diferença de ganho que existe entre mulheres casadas com filhos e sem filhos, que possuem melhor remuneração média. A diferença também se apresenta na taxa de desemprego. Entre as mulheres sem filhos, a taxa é de 13%. Já entre as com filhos, é de 15%.

De acordo com Lula Morais, o PCdoB “tem uma preocupação muito forte com a organização e luta das mulheres. Segundo ele, metade dos deputados federais do partido são mulheres. “Temos uma tarefa revolucionária de transformar esta sociedade numa sociedade socialista”, disse, ressaltando a importância do papel da mulher nessa revolução.

O parlamentar destacou algumas conquistas como a ampliação da licença maternidade para 6 meses, o combate a discriminação no trabalho, a luta pela posse da terra e da casa e a Lei Maria da Penha. Entretanto, afirmou que a reivindicação de 100 anos atrás de redução da jornada de trabalho, ainda persiste. Em aparte, o deputado Artur Bruno (PT) corroborou com o pronunciamento de Lula Morais e acrescentou que “essas conquistas fundamentais foram conseguidas com apoio de homens”. O petista lembrou isso para que todos se encarem “de igual para igual”.

Combate à Desertificação

O deputado Lula Morais destacou também a realização do Encontro Nacional de Enfrentamento à Desertificação, nos últimos dias 3, 4 e 5 de março, em Petrolina. O deputado representou a Assembleia Legislativa e disse que, na ocasião, representantes de ministérios do Governo Federal, de bancos estatais e de governos estaduais e municipais discutiram medidas para conter o avanço da desertificação da caatinga, que já tem mais de 45% de seu território devastado pela ação do homem. “Essa luta contra a desertificação está ficando mais encorpada e, durante o encontro, concretizou-se pacto no sentido de buscar investimentos para enfrentar esse problema de forma mais articulada”, anunciou.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL