DCE, Reitoria da UFT e o SETURB manobram e o BASA/UFT corre risco

Uma das maiores conquistas dos estudantes tocantinenses depois da implantação da Universidade Federal do Tocantins está com os dias contados. […]

Uma das maiores conquistas dos estudantes tocantinenses depois da implantação da Universidade Federal do Tocantins está com os dias contados. O BASA/UFT que liga o Campus de Palmas à Praça dos Girassóis não terá mais acesso pelas portas de trás.

Em conluio o DCE, gestão do PSB, a Reitoria, também do PSB, e o presidente do SETURB, o famoso Toninho da Miracema e colocando a culpa no Shopping Capim Dourado acabaram com o livre acesso a linha. Esquecendo-se que o BASA foi conquistado depois de paralisação e mobilização dos estudantes a Reitoria e o DCE apresentam a melhoria como conquista de mais linhas.

Porém esquecem que, além, dos estudantes o BASA também é usado pelos funcionários mais carentes, estagiários e funcionários das lanchonetes, xerox e operários das obras do Campus e outras obras do trajeto da linha. Ou seja, servia também para integração social pois não se sabe de outro lugar onde a linha para a universidade além de gratuita é usada por pessoas que não são do meio acadêmico.

Segundo boletim da Reitoria os alunos têm até dia 30 de março para fazer um cartão diferenciado, ou seja, os estudantes terão dois cartões um para a cidade e outro para chegar até a UFT, quem não fizer o segundo cartão ou extrapolar a cota de uso pagará normalmente, e quem não fizer o cartão pagará duas vezes caso perca o horário da integração.

Como o Shopping não tem data para entrar em funcionamento e com certeza é um itinerário rentável aos cofres da Miracema, usaram o empreendimento como subterfúgio para por em prática um plano do senhor Toninho de cobrar tarifa e infelizmente a Reitoria e o DCE não ficaram do lado do estudante e do povo humilde que, pelo menos de passagem, tinha a oportunidade de conhecer um Campus universitário. Foi dado o primeiro passo para acabar de vez com uma grande conquista dos estudantes e dos tocantinenses.