João Ananias – Números que traduzem vidas

.

Quando solicitam um balanço positivo da nossa gestão à frente da Secretaria da Saúde do Estado, sem pestanejar, falo de transplantes. Mais do que números, os recordes sucessivos de transplantes no Ceará significam muitas vidas que foram salvas. Em 2009, o nosso Estado foi o campeão nacional detransplantes de coração, com 3 transplantes por milhão de habitantes. Essa conquista quem atesta é a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). Em transplantes de fígado, ficou em terceiro lugar. Atrás apenas de São Paulo e Santa Catarina.

2007, 2008 e 2009 foram anos de recordes de vidas. Em 2007, o Ceará realizou 618 transplantes contra 446 de 2006. Em 2008, comemoramos os 739 transplantes realizados. No ano passado, chegamos aos 767. Queremos mais. A meta anual é de 1000 transplantes, definida com base no reforço da qualificação dos profissionais que integram as equipes de captação e de transplantes e nos investimentos em equipamentos. No final deste mês está de volta da Espanha, depois de dois meses de curso, a coordenadora da central de transplantes do Estado. A Espanha, como recordista mundial em transplantes de órgãos e tecidos, tem muitos conhecimentos para repassar.

Na aquisição de equipamentos, investimos 223 mil reais em quatro eletroencefalogramas digitais, que vão ajudar nodiagnóstico da morte encefálica. Dois aparelhos ficarão em hospitais da capital e dois irão para hospitais do Cariri e de Sobral. Queremos fortalecer a estrutura de transplantes também no interior.

A grandeza não se limita aos números. Nos últimos anos demos passos importantes na inovação. O dia 26 de setembro de 2008 entrou para a história da saúde do Ceará. Nessa data foi realizado, no Hemoce, o primeiro transplante autólogo de medula óssea na rede pública. Em 2009, no dia 19 de dezembro, o Hospital Geral de Fortaleza fez o primeiro transplante de pâncreas no Estado. Portanto, pioneiro no Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Até então, no país, somente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná os pacientes podiam ser transplantados de pâncreas.

E vamos continuar inovando. O Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes ( Hospital deMessejana) está sendo preparado para realizar transplantes de pulmão. Para seguir nos recordes e reduzir a fila de espera, salvando vidas, amobilização pelo sim à doação precisa ser renovada em todos os espaços de convivência. Os veículos de comunicação são pródigos nessa missão. 

João Ananias é médico sanitarista e Secretário da Saúde do Estado do Ceará.

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do Portal Vermelho