Senadora Kátia Abreu é alvo de protesto da Via Campesina e CPT

No Dia Internacional da Mulher, manifestantes promovem em Palmas uma marcha. Com o apoio da Via Campesina, as mulheres reivindicam reforma agrária, reforma urbana, luta contra violência contra a mulher e a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no setor do Agronegócio.

Protesto Kátia Abreu - Foto: Cláudio Toledo/CT

Segundo informações de organizadores, essa é uma mobilização articulada em todo país, em favor da mulher do campo, que ganhou apoio dos demais movimentos da classe feminina nesta segunda-feira, 8, por ser o Dia da Mulher.

Em Palmas, o alvo das manifestações é a pré-candidata ao governo do Estado, a senadora Kátia Abreu (DEM), por ser defensora do setor agrário e presidente a Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

A manifestação começou na avenida JK, centro da Capital, e prosseguiu até a sede da Federação da Agricultura do Estado do Tocantins (Faet). Bonecos simbolizando a senadora Kátia Abreu foram levados ao local. Um dos manifestantes disse que eles seriam queimados.

A Via Campesina é uma organização internacional, que no Brasil possui articulações com o Movimento dos Sem Terra (MST). Sua principal bandeira é a luta pela igualdade no campo.

O CT procurou a assessoria de imprensa da senadora para comentar o assunto, mas foi informado que a parlamentar encontra-se nesta segunda em um evento da CNA em Salvador e que possivelmente se pronunciará sobre a manifestação posteriormente. (Valmir Araújo)
Fonte: Portal Cleber Toledo