Sem categoria

PSDB erra em insistir na tática da antiga UDN, diz Flávio Dino

Em meio ao debate nesta segunda (8), na Câmara dos Deputados, envolvendo parlamentares do PT e PSDB sobre a matéria de capa da revista Veja em que o secretário de finanças petista João Vaccari Neto é envolvido num esquema de desvio de dinheiro da Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo (BANCOOP), o deputado Flávio Dino (PCdoB-MA) prestou solidariedade ao PT e deu conselhos aos tucanos.

“Impressiona-me a esta altura do debate pré-eleitoral que queira o PSDB repetir a tática eleitoral de 2006, que foi derrotada, fugindo do debate econômico, social e pretendeu o monopólio da moral com denuncismo que remonta uma matriz bastante antiga da política brasileira, que é a UDN”, disse Dino.

Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) afirmou que em nome da liderança não poderia deixar de falar sobre as denúncias da revista. “Caiu a casa do tesoureiro do PT. Está aqui na capa: O petista que vai cuidar das finanças da campanha da Dilma Rousseff é apontado em inquérito como pivô de um esquema que desviou dezenas de milhões de reais”, provocou o tucano.

O deputado Domingos Dutra (PT-MA) rebateu dizendo que a revista tenta requentar uma denuncia antiga e sem fundamento. Para ele, o objetivo é abafar na mídia os escândalos envolvendo os democratas, ex-PFL, que acabam prejudicando a candidatura tucana. “Tentam colocar no mesmo balaio de gato lideranças do PT”, diz Dutra para quem a grande mídia está incomodada com a possibilidade de Dilma Rousseff vencer no primeiro turno.

Efeito bumerangue

Para Flávio Dino a tática denuncista dos tucanos é suicida. Lembrou que em 2006 o PSDB perdeu a eleição ao insistir nessa linha e deve perder novamente em 2010. “O denuncismo é a superfície da luta política, os temas substantivos são aqueles que ele falou há pouco (privatizações). Eles defendem as privatizações, e é importante que digam isso ao povo, como fez, com muita honestidade, o deputado Luiz Carlos Hauly”, argumentou.

Segundo ele, caso continue no denuncismo, os tucanos podem sofrer o efeito bumerangue. “Logo adiante o mundo com sua imensa sabedoria se encarrega de transmitir lições e mostrar com dificuldades já elencadas aqui pelo Domingos Dutra como há problemas de denúncia, acusações em governos do PSDB, do DEM, como assistimos em Brasília, como assistimos na cidade de São Paulo, como assistimos no Governo do Rio Grande do Sul.”

O parlamentar aproveitou o debate para prestar solidariedade aos petistas. “Quero aqui trazer a palavra do PCdoB de solidariedade ao Partido dos Trabalhadores, aos dirigentes do PT, que conduzem esse projeto vitorioso eleitoral e que, vez por outra, são alvo de denúncia desse tipo, que visa deslocar o debate político de onde ele deve estar”, afirmou.

Dino diz que o denuncismo, essa suposta criminalização da política, a tentativa de transformar a política em caso de polícia, conspira contra a democracia brasileira.

Da Sucursal de Brasília,
Iram Alfaia