Sectma  inicia debates para a 1ª Conferência Estadual de CT&I

Estudantes, professores, empresários, gestores públicos e representantes de instituições de ensino e pesquisa do Estado estiveram presentes, na tarde desta quarta-feira (03), ao auditório da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (Fcap/UPE) para participar do primeiro seminário preparatório da 1ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI), que será promovida pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma) nos dias 25 e 26 de março.

luciana santos

O evento teve como gancho Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Econômico.  Puxados pelo tema principal, mais quatro subtemas foram abordados com o objetivo de gerar proposições para a 1ª CECTI: Fomento à Inovação, a TIC e a mídia em Pernambuco, Inovação e Desenvolvimento Sustentável e Inovação tecnológica e o sistema de saúde.

“As contribuições fornecidas pelos participantes durante os seminários serão compiladas e irão compor um documento, que será levado à Conferência”, explicou o secretário executivo de Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Sectma, Anderson Gomes, que proferiu a palestra tema do evento. Anderson lembrou ainda dos elementos necessários para uma economia baseada em tecnologia, como infraestrutura intelectual adequada, recursos humanos qualificados, cultura empreendedora e qualidade de vida.

Para a secretária de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Luciana Santos, o principal objetivo da 1ª CECTI é promover um maior engajamento da sociedade acerca das discussões na área de Ciência, Tecnologia e Inovação. “Tomamos a decisão de realizar esse evento porque os pernambucanos têm um grande envolvimento nesse processo C&T, inclusive no estímulo à formulação de políticas nacionais na área. O nosso desafio aqui é dar visibilidade à sociedade desse grande sistema que temos. A sociedade precisa se apropriar mais desse debate. Nosso papel é exatamente estimular o diálogo em torno disso”, comentou.

Na ocasião desse primeiro encontro preparatório, tomou posse o Conselho Consultivo da 1ª CECTI, que será responsável pelas medidas de instrução acadêmica dos trabalhos da Conferência. Além deste seminário, serão realizados encontros em Petrolina (10 de março), UFRPE/Recife (16 de março) e Caruaru (18 de março).

INCRIÇÕES – Os interessados em participar dos seminários ainda poderão se inscrever. Para isso, terão que acessar o hotsite da Conferência, no endereço eletrônico http://www.sectma.pe.gov.br/cecti/, preencher a ficha de inscrição e enviar para o e-mail: [email protected]. As inscrições deverão ser confirmadas momentos antes da abertura do seminário. A organização do evento irá confirmar as inscrições, realizar novas inscrições e entregar o material do seminário, entre às 13h e 14h. As inscrições para a 1ª CECTI também devem obedecer ao mesmo processo.

Fonte; site do Governo do Estado