Projeto Espaço Jovem lançado em Maranguape

O diálogo como principal ferramenta para estimular o protagonismo juvenil. Essa é a idéia do Projeto Espaço Jovem em Maranguape, lançado na manhã desta quinta-feira (4), na Biblioteca Municipal Capistrano de Abreu. Márcia Lessa, da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, apresentou o projeto e o material educativo a ser utilizado nas oficinas.

Espaço Jovem Maranguape

Nove jovens e adolescentes e seis articuladores (adultos) participaram de uma capacitação de 40 horas. Entre os temas abordados, a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Gravidez na Adolescência. As palestras e discussões acontecerão no Centro de Ação Jovem (CAJ) – uma sala na biblioteca destinada ao projeto. Segundo o adolescente e coordenador Antônio Vilamar da Silva, serão desenvolvidas diversas ações entre elas, o Espaço Break e Espaço Evangélico.

A adesão ao projeto é mais um passo importante, somando-se às discussões que já iniciaram na Câmara Municipal de Maranguape para se criar um Conselho Municipal de Juventude. Para a Secretária de Saúde de Maranguape, Sandra Mendes, este projeto é um meio de se aproximar mais desse público, criando um fórum de discussões permanente e saber das necessidades e sugestões.

O Secretário de Educação do Município, Gilvan Paiva, vê com otimismo essa mobilização da juventude. “Esse projeto é mais que uma formação individual, tem um importante caráter multiplicador. Esses meninos precisam interagir entre si e juntos discutirem a estruturação de políticas públicas específicas para a juventude”, explica.

O projeto é realizado em parceria com o Governo do Estado e as Secretarias de Saúde, Educação e Cultura do estado e dos municípios.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Maranguape